Conheça o Centro-Oeste e apaixone-se pelo coração do Brasil

A região é o destaque da terceira matéria da série da Agência de Notícias do Turismo que retrata os encantos das cinco regiões brasileiras.

A região que faz fronteira com todas as demais regiões brasileiras é também o berço das águas que alimentam as bacias do Amazonas, Paraná e São Francisco. Suas nascentes, saltos, cachoeiras, cânions e corredeiras formam muitos dos atrativos turísticos do Centro-Oeste, entre eles, o rio Araguaia, a badalada praia dos goianos. Além do turismo de natureza e aventura, a região também possui um forte turismo cívico, uma vez que é lá que está localizada a capital federal.

Outro destaque do Centro-Oeste é a forte presença indígena com reflexos diretos no turismo. Várias reservas e parques nacionais abrigam inúmeras aldeias, entre eles, o Parque Indígena do Xingu, que reúne cerca de 20 tribos diferentes, o Parque Indígena do Araguaia, na ilha do Bananal, a Reserva Indígena Xavante e a Reserva Indígena Parecis. Confira alguns dos motivos para se encantar com a região central do país.

21_10_16_goiasvelho

GOIÁS

Rodeadas pelas serras dos Pireneus e Dourada, respectivamente Pirenópolis e a Cidade de Goiás, reúnem religiosidade, história e natureza exuberante. Antiga capital, a Cidade de Goiás, pela sua imponência arquitetônica e importância histórica e econômica para ocupação do Brasil Central é Patrimônio Cultural da Humanidade. Um dos locais mais visitados é a casa da poetisa Cora Coralina. Em Pirenópolis, o clima bucólico e as ruas de paralelepípedos conduzem o turista a uma viagem no tempo. Já a área central da capital Goiânia possui o maior acervo art decó do Brasil.  Para os amantes da natureza, o estado abriga, ainda, duas reservas de Cerrado consideradas Patrimônio Natural da Humanidade. As chapadas das Emas e dos Veadeiros são parques nacionais e destinos de ecoturismo, aventura e misticismo.

21_10_16_chapadadosguimaraes

MATO GROSSO

Da mesma época da corrida do ouro, Cuiabá, tornou-se não apenas a capital do Mato Grosso, com seu centro histórico, mas, também, a porta de entrada de um grande atrativo nacional: a Chapada dos Guimarães. O Parque Nacional é formado por paredões, grutas, mirantes e 487 cachoeiras, sendo a Véu de Noiva o seu cartão postal. Já o Pantanal é dividido com Mato Grosso do Sul. A maior região alagada do mundo, incluindo parte da Bolívia e do Paraguai, além de Patrimônio Natural da Humanidade, o local foi definido pela UNESCO como Reserva da Biosfera Mundial. O esplendor da natureza e a diversidade da vida no Pantanal atraem turistas do mundo inteiro.

21_10_16_bonito

MATO GROSSO DO SUL

Além de dividir com o Mato Grosso o Pantanal, o estado também conta com importantes atrativos naturais, caso da Serra da Bodoquena e Bonito que figuram entre os principais destinos brasileiros de ecoturismo com opções de mergulho, flutuação em águas cristalinas e cavernas entre outras aventuras. A queridinha da região é a Gruta do Lago Azul, tombada pelo Iphan e localizada em uma área de preservação ambiental. O local ganhou o formato atual graças a um desmoronamento ocorrido há 600 milhões de anos.

21_01_16_brasilia

BRASÍLIA

A capital do Brasil é um exemplo de arquitetura para tudo o mundo. Planejada com um traçado moderno, a cidade é palco das grandes decisões nacionais e importante destino de turismo cívico. O Plano Piloto e seus prédios públicos projetados, respectivamente, por Lúcio Costa e Oscar Niemeyer, formam o primeiro sítio histórico moderno reconhecido pela UNESCO como Patrimônio Cultural da Humanidade. É uma cidade de beleza e arquitetura única. Vista do alto, lembra um avião. As asas Sul e Norte abrigam as quadras residenciais. O lago Paranoá, rodeado por clubes, é a praia dos brasilienses. O Parque da Cidade e o Parque Nacional de Brasília (Água Mineral), um pedaço intacto do Cerrado no Distrito Federal, estão entre as opções de lazer.

Por Geraldo Gurgel

http://www.turismo.gov.br/

By TurismoMT

NOVA ARTE TURISMOMT RGB

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: