Brasília não é corrupta e tem a cara do Brasil

Ponte JK é uma das atrações da cidade (Foto: Roosevelt Cassio/Estadão Conteúdo)

Em meio a casos de mensalão, Carlinhos Cachoeira, CPIs e tantos outros escândalos, os brasileiros passaram a classificar Brasília como uma cidade corrupta. Vocês não poderiam estar mais errados.

O Brasil se acostumou a acreditar que Brasília é a Esplanada dos Ministérios e só. Ledo engano. Brasília não é só política. Existe uma bela cidade além dos prédios governamentais que as TVs mostram. Talvez Brasília seja a maior vítima do povo brasileiro. Sim, vocês do Brasil afora dão muitos motivos para Brasília odiar vocês, (pelo menos mais de 500 motivos a cada quatro anos).

Mas vamos apresentar uma Brasília que ainda não é conhecida dos brasileiros, talvez assim você possa vê-la sem achar que ela é o “demônio que veio criar impostos para você pagar”.

Afastando-se um pouco do Congresso Nacional você irá encontrar a ponte mais bela do mundo. Exagero? Pode ser. Mas essa mesma opinião foi compartilhada pela Engineering Society of the State of Pennsylvania (Sociedade de Engenharia do Estado da Pennsylvânia – EUA), que classificou a Ponte JK, como a mais bonita do planeta.

Inaugurada em 2002, a Ponte Juscelino Kubitschek, ou simplesmente Ponte JK, fica sobre o Lago Paranoá, que embora apresente uma beleza natural, foi criado pelo homem. Sim, o Lago Paranoá não é obra da natureza, é obra do homem. Hoje ele tem o 3º maior parque náutico do país, possui uma usina hidrelétrica e até jacaré já andou aparecendo por lá.

Mas essa outra Brasília, desconhecida por muitos, não se limita apenas à Ponte JK e ao Lago Paranoá. Brasília é a terra do basquete. Sim, o Brasília é o melhor time de basquete do Brasil. Desde que o NBB passou a ser disputado, o Brasília esteve em todas as finais, ganhou três e só perdeu uma.

Brasília não tem esquinas. Os prédios não têm cercas, nem muros. Em cada espaço entre um prédio e outro há inúmeras árvores, que às vezes até parecem um parque. Talvez por isso Brasília tenha se tornado a primeira cidade da era moderna no mundo a ter o título de Patrimônio Cultural da Humanidade.

O Brasil se encontra em Brasília; quase 50% dos moradores da cidade nasceram em outras regiões do país e é essa mistura que faz de Brasília a cidade com a cara e o DNA do Brasil. Todas as culturas do país se misturaram para dar vida à cultura da cidade.

Existe uma Brasília além do Congresso Nacional, e é lá que vive um povo alegre, que assim como a maioria dos brasileiros, enfrentam inúmeros problemas, que pegam ônibus lotado, que sofrem com as falhas na saúde pública e assim como meros mortais, acordam cedo para ir trabalhar e trabalham o dia todo, a semana toda.

Brasília tem de tudo, tem cachoeiras, tem cavernas (sim, mais de 80), tem rock, tem reggae, sertanejo, samba, pagode, tem uma bela orquestra sinfônica, tem a maior orquestra de cigarras do mundo (dedução meramente empírica), tem a mais famosa Cia de teatro de comédia (Os Melhores do Mundo), tem um dos maiores festivais de cinema do Brasil e muitos outros atrativos. Tem pessoas divertidas, alegres, batalhadoras e, acima de tudo, o que mais existe em Brasília são pessoas honestas. E essas pessoas são a cara do Brasil.

YAHOO

BY TURISMOMT

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: