Desvalorização do real reduz turismo em Buenos Aires

Turista tira foto na Praça de Maio, em Buenos Aires: As principais causas dessa baixa são a crise europeia e a desvalorização do real

Maio registrou uma entrada de 196.681 turistas pelos aeroportos de Buenos Aires, o que representa uma queda de 4,7% em relação ao mesmo mês de 2011

Buenos Aires – A crise econômica na Europa e a desvalorização da moeda brasileira foram as principais causas da queda de turistas estrangeiros registrada em Buenos Aires em maio passado, quando chegaram 10 mil turistas a menos na cidade do que em 2011.

Segundo os dados do Instituto Nacional de Estatísticas e Censos (Indec), maio registrou uma entrada de 196.681 turistas pelos aeroportos de Buenos Aires, o que representa uma queda de 4,7% em relação ao mesmo mês de 2011.

Os proprietários de hotéis indicaram como principais causas dessa baixa a crise europeia e a desvalorização do real, que atualmente vale 2,22 pesos argentinos, mas que chegou a estar perto de 2,70 em julho passado, o que tornava mais baratos os destinos argentinos para os turistas brasileiros.

‘Além do problema cambial, também temos problemas com o aumento de impostos e, como todos, temos dificuldades com a inflação’, explicou à Agência Efe Narciso Muñiz, da Associação Argentina de Hotéis, Restaurantes, Confeitarias e Cafés.

Em abril passado, caiu em 5,8% a quantidade de viajantes que pernoitam nos hotéis em comparação com o mesmo mês do ano anterior, mas Muñiz advertiu que a queda da ocupação poderia chegar a 10%.

Já o ministro da Cultura de Buenos Aires, Hernán Lombardi, responsabilizou a queda à ‘perda de competitividade’ do setor, e anunciou o início de uma ‘agenda de ações’ com diferentes membros de hotelaria para reduzir a baixa.

Durante 2011, a Argentina recebeu 2.692.132 turistas, que gastaram mais de US$ 3,5 bilhões, segundo dados do Indec.

http://exame.abril.com.br/

BY TURISMOMT

Anúncios

2 Respostas

  1. é um artigo muito bom educativa. mantê-lo por seu trabalho

  2. obrigado pelo comentário!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: