Enfim começaram a falar sobre o turismo….

Oiran Gutierrez

Ultimamente temos visto grande parte dos articulistas e até políticos dando seus “pitacos” em artigos na imprensa sobre a nossa atividade, e isso é muito bom, é um sinal que começamos a ser lembrados. Aquele velho dito popular ” fale mal ou bem, mas fale da gente”. Alguns comentando estudos da UFMT sobre a capacidade de hospedagem de nossa tri-centenária Cuiabá na Copa. Mas uma vez digo que oxalá ocorra tudo bem, pois sou um otimista. Certamente na hora H, a comunidade estará engajada com hospedagem em residências, albergues e também as cidades vizinhas ajudarão acomodar os visitantes. Além do mais Goiânia e mesmo Campo Grande estão muito bem preparadas para receber o excedente. Estamos falando apenas destas duas cidades que já estão trabalhando para fazer o mesmo que fizeram com as cidades células na África do Sul, onde realizaram verdadeiros HUB (pólo distribuidor), para atender os turistas com vôos charteres, com o “bate e volta”. E por aqui, deverá acontecer o mesmo, então deixam vir os “nossos” turistas.

De fato estamos há 23 meses para a realização do evento do século a as mobilidades deverão estar prontas, sendo otimista. Temos que acelerar as obras, pelo menos com dois turnos de trabalho e mais adiante até três turnos, os empreiteiros tem que fazer de tudo para que estejam prontos os montes de crateras que estão aí, antes do período das chuvas. O VLT, este é um pouco mais complexo, mas creio que para olimpíada de 16, deverá estar 100%.

Agora, o nosso aeroporto é outra história. Dizem que até no início do próximo semestre, será apresentado o projeto, olha estou citando o projeto de um valor de mais de 90 milhões, para depois licitarem as obras tão esperadas, isto sim é preocupante. O pior é que o homem que cuidava disso, arrumaram um jeitinho dele “deixar” o cargo no governo estadual. Pobre de nós! Ele era o único que pegava no pé dos homens na capital federal, vivia mais lá que aqui, com um tal de Infraero, lá para as banda de Brasília.

Acreditam que esta empreitada estará nos conformes em aproximadamente 22 meses, após o convênio com o nosso governo, a publicação de editais e a instalação de canteiro de obras ? Aí seria esbanjar muito otimismo, todo cuidado é pouco, lembrando da máxima, sem aeroporto, não há Copa! E onde será o pátio para estacionar uma frota de aviões acima de 100 passageiros? Já se fala em deixar os torcedores aqui e as aeronaves iriam para o aeroporto de Rondonópolis, lá seria o estacionamento de Cuiabá, como fizeram em cidades da África do Sul.

Nos dias dos jogos, haja estacionamento para tanta aeronaves, pode? Mas para que isto possa acontecer, o aeroporto internacional Marechal Cândido Rondon, sim ou sim, tem que estar no jeito. Vamos torcer para mais um milagre de nosso santo padroeiro, São Benedito,lembrando que os jogos terão início em plena época da festa religiosa, quem sabe acontece “um milagrezinho”.

Voltando para nossa realidade nua e crua, lembro aqui de um colega “sofredor” que trabalha com turismo receptivo. No início deste mês, ele estava com um grupo de 12 turistas que levava em uma van para fazer um city tour pela nossa capital, e todos com muita expectativa para conhecer a cidade, mas o pior ainda iria ocorrer! Para a surpresa do “empreendedor” e dos turistas, todos os pontos “turísticos” estavam fechados: tais como a igreja do Rosário e São Benedito, catedral Bom Jesus de Cuiabá, Palácio da Instrução, Museu Histórico, Cine Teatro Cuiabá, Museu de Arte Sacra, Sesc Arsenal e outros. Diante desta situação, os turistas ficaram muito bravos e frustrados. O agente de viagem provavelmente será acionado pelo Procon ou terá algumas ações por danos. Puxa! esta será uma das doze cidades que realizará o maior evento do planeta, que vergonha!

O nosso “tourist information” (i) está jogado as traças, como pode uma capital, sede de um mundial não funcionar? Existe o Centro de Atendimento ao Turista (que é a mesma coisa) bastava colocar a letrinha mágica (i) para quem visitar Cuiabá, saberá que existe um Centro de Informação ao Turista, mas tem que funcionar e ficar aberto. Senhor prefeito, faço uma apelo por amor a nossa cidade, peça para ajeitar a placa indicativa do centro de informação. Em qualquer cidadezinha com potencial turístico, tem este tipo de serviço e com equipe treinada para bem atender os turistas. E os pontos para informações turísticas no aeroporto e na rodoviária? Estes são casos á parte que vamos falar em outra oportunidade. A mídia que cercará nossa capital, a partir do próximo ano, para a Copa das Confederações iniciará o blá, blá…

http://www.odocumento.com.br/

BY TURISMOMT

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: