A lagoa misteriosa

Este slideshow necessita de JavaScript.

A visão do abismo azul, os paredões de rocha vertical, os troncos caídos e os pequenos peixes que brilham sob os feixes de luz refletidos nas águas cristalinas transformam a Lagoa Misteriosa em um ambiente único

Uma lagoa de água azul que impressiona por sua incrível transparência e profundidade, a Lagoa Misteriosa fica no fundo de uma dolina de 75 metros de profundidade, tipo de formação geológica característica de áreas cársticas que é similar a um buraco, a qual é toda coberta por vegetação arbórea e circundada pela mata.
A partir de 6 metros de profundidade, a Lagoa Misteriosa é considerada uma caverna de gênese freática, isto é, uma cavidade formada pelo fluxo de água do lençol subterrâneo, sendo uma das mais profundas cavernas inundadas do Brasil, atingindo mais de 220 metros de profundidade, registro feito por Gilberto Menezes de Oliveira em 1998.
Devido as diversas cavidades naturais inundadas existentes na região, como a Lagoa Misteriosa, Abismo Anhumas, Gruta do Mimoso, Buraco das Abelhas, Nascente do Taquaral, entre outras, a Serra da Bodoquena é considerada um ponto de referência no Brasil para a prática do espeleomergulho e um dos melhores lugares do mundo para o desenvolvimento desta atividade.

Lagoa Misteriosa: abismo azul, cavidade alagada (Foto: Marcelo Krause)

A Lagoa Misteriosa estava fechada para visitação turística desde 2005, devido à falta do Plano de Manejo Espeleológico, documento que compreende o diagnóstico ambiental da área e estabelece as diretrizes para o seu manejo e conservação. Neste mesmo ano, a área da Lagoa foi adquirida pelo Grupo Rio da Prata, responsável pelos atrativos Recanto Ecológico Rio da Prata e Estância Mimosa, o qual iniciou os estudos ambientais necessários para o Plano de Manejo, e que irá tocar a operação turística da Lagoa Misteriosa, seguindo as mesmas diretrizes de atendimento de qualidade e sustentabilidade que levaram o Recanto Ecológico Rio da Prata e a Estância Mimosa a receber diversos prêmios nacionais.
O Plano de Manejo Espeleológico da Lagoa Misteriosa foi finalizado em 2009, elaborado por uma equipe multidisciplinar de 15 pesquisadores, e submetido ao Centro Nacional de Pesquisa e Conservação de Cavernas – CECAV/ICMBIO, que encaminhou ao IMASUL/MS em 2010 um parecer técnico aprovando o Plano de Manejo Espeleológico da Lagoa Misteriosa, com recomendações para o licenciamento da cavidade.
Em abril de 2009 foi realizada uma Audiência Pública em Bonito, promovida pela Promotoria de Justiça de Bonito, que versou sobre o licenciamento ambiental dascavernas turísticas da Serra da Bodoquena. Esta audiência que reuniu o IMASUL, CECAV/ICMBIO/IBAMA e o trade turístico local, visava esclarecer, por parte dos órgãos públicos, quais os procedimentos necessários à abertura e funcionamento das cavidades com potencial turístico.
Como resultado ficou estabelecido que o licenciamento ambiental das cavidades turísticas passou a ser competência do Estado, cujo órgão licenciador atualmente é o IMASULInstituto de Meio Ambiente de Mato Grosso do Sul. Assim, em 2010 o IMASUL publicou a resolução SEMAC Nº 24/2010 que estabeleceu procedimentos para o licenciamento ambiental das atividades turísticas em cavidades naturais no âmbito do estado do Mato Grosso do Sul. Esta resolução foi muito importante para o turismo de Bonito e Jardim, pois irá permitir que as cavidades turísticas voltem a funcionar, após o seu licenciamento ambiental, conforme foi realizado com a Lagoa Misteriosa.
Assim, em 2011, após 06 anos fechada para visitação turística, a Lagoa Misteriosa finalmente volta a operar, oferecendo os passeios de Trilha e Flutuação, Mergulho com cilindro e Mergulho Técnico.

Este slideshow necessita de JavaScript.

Mergulho com cilindro

O passeio de Mergulho com cilindro na Lagoa Misteriosa, engloba 3 categorias:

  • Batismo: uma experiência de mergulho autônomo totalmente segura e confortável para pessoas que querem mergulhar com cilindro, mas não possuem curso de mergulho. Profundidade máxima atingida: 8 metros. Proporção de um visitante por instrutor de mergulho, com exceção quando os visitantes já tiverem experiências anteriores de mergulho autônomo, caso em que será possível até duas pessoas por instrutor.
  • Autônomo Básico: para quem tem a certificação Open Water Scuba Diver. Profundidade máxima atingida: 18 metros. Até dois visitantes para um instrutor.
  • Autônomo Avançado: para quem tem a certificação Advanced Open Water Scuba Diver. Profundidade máxima atingida: 25 metros. Até dois visitantes para um instrutor.
O passeio segue um roteiro similar ao passeio de Trilha e Flutuação, sendo a única diferença o tipo de atividade desenvolvida na água.
Ou seja, os visitantes partem do receptivo da Lagoa e percorrem uma pequena trilha interpretativa em meio a mata que circunda a dolina. Esta trilha conduz ao mirante, de onde é possível contemplar toda a beleza da vegetação arbórea que cobre a dolina de 75 metros de profundidade, e ver a Lagoa Misteriosa. O acesso a lagoa é feito por uma escadaria de 179 degraus, confortável e segura.
Ao chegar no deque de acesso à Lagoa Misteriosa, o visitante é equipado com os equipamentos de mergulho Scuba e recebe um treinamento sobre os mesmos, para facilitar a sua adaptação. Esta é a hora de se soltar e relaxar, deixar de lado todas as preocupações, pois o guia de mergulho estará sempre ao seu lado, lhe passando segurança e indicando o caminho a seguir.
O mergulho é fenomenal: a sensação que se tem ao mergulhar em águas tão transparentes sobre um abismo é de se estar voando, como se você estivesse solto no ar.
Esqueça do mundo e contemple a imensidão da Lagoa Misteriosa: a visão dos dois abismos azuis, os paredões verticais rochosos, os troncos caídos, os depósitos de areia branca, as galhadas com folhas douradas, os pequenos peixinhos que brilham com os feixes de luz….
Após o mergulho, que tem duração de 30 a 40 minutos, em média, o visitante retorna ao deque, é auxiliado a retirar os equipamentos, sobe a escadaria e, acompanhado pelo guia, percorre mais um pequeno trecho de trilha interpretativa, retornando ao receptivo da Lagoa Misteriosa, cheio de histórias para contar e fotos para compartilhar!
O batismo pode ser feito por qualquer pessoa acima de10 anos de idade, basta ter disposição. As restrições médicas são gestantes e pessoas com problemas cardíacos.
Duração total do passeio: em torno de 1h40min
Comprimento da Trilha: 1.100 metros (ida e volta)
Devido a proximidade dos atrativos é possível realizar o passeio de Trilha e Flutuação ou o passeio de Mergulho com cilindro no Recanto Ecológico Rio da Prata no mesmo dia que o passeio na Lagoa Misteriosa.
Para aqueles que optarem somente por realizar o passeio na Lagoa Misteriosa, o mesmo pode ser completado com um delicioso almoço na sede do Recanto Ecológico Rio da Prata.

Informações preliminares

Operamos nosso passeio de acordo com as normas técnicas da ABNT(Associação Brasileira de Normas Técnicas) para o setor de Turismo de Aventura. Este descritivo visa atender a NBR 15286 – Informações Preliminares ao cliente, ou seja, são asinformações preliminares ao visitante da Lagoa Misteriosa.

Razão social: Japacanim Ecoturismo Ltda
Endereço: Rodovia BR 267, km 518, Zona Rural, 79.240-000 – Jardim, Mato Grosso do Sul
Localização: a 36 km da cidade de Jardim/MS e a 50 km de Bonito/MS
Acesso de Bonito: Através da Rodovia Bonito/Jardim – MS 178, (estrada velha p/ Porto Murtinho), dando acesso à BR 267 Km 518. 18 km de Trecho sem asfalto. Há sinalização.
Registro no Ministério do Turismo: 12.002132.60.0001-0
Funcionamento: todos os dias das 7:30 às 17:30 (setor de reservas)
Observações:
– Os passeios possuem horários agendados pelas agências de turismo local;
– O transporte até o atrativo não está incluso, e também pode ser agendado com a agência de turismo;
– Oferecemos locação de máquina subaquática na recepção do Rio da Prata;
– No receptivo da Lagoa Misteriosa há um bar. Aceitamos dinheiro ou cheque;
– O almoço é servido no restaurante do Rio da Prata. Há também bar e loja de souvenirs. Nesses locais aceitamos os cartões VISA e Mastercard.

 Mergulho técnico

No momento, os tarifários de mergulho técnico na Lagoa Misteriosa estão sob consulta, de acordo com os detalhes do planejamento do mergulho. Para check-out de mergulhadores em formação, os tarifários também estão sob consulta.
Existem regras específicas de segurança e conservação ambiental que serão passadas antes dos mergulhos que devem ser seguidas.

Trilha e Flutuação

Data e horário do passeio devem ser agendados através de uma agência de turismo
O transporte até o atrativo não está incluso, e também pode ser agendado com a agência.
Descrição das atividades envolvidas: A partir do receptivo da Lagoa, caminhada de 600 metros por trilha interpretativa até a chegada ao mirante de contemplação e a escadaria de acesso (179 degraus), descida da escadaria, contemplação da lagoa e flutuação em circuito circular, subida da escadaria, retorno por trilha interpretativa por 500 metros até o receptivo. Grupos de até 10 pessoas acompanhados por guia credenciado.
Duração total do passeio: em torno de 1 hora e 40 minutos.
Observação: Nenhuma experiência prévia de flutuação é necessária.
O que trazer: calçado fechado (Tênis, bota ou papete), roupa de banho e toalha, dinheiro para consumos extras. Oferecemos máquina digital sub-aquática e toalhas para locação.
Idade mínima para o passeio: 08 anos*, sendo que crianças até 12 anos devem estar acompanhadas dos pais ou responsáveis.
Idade máxima para o passeio: 65 anos*.
*Idade mínima e máxima flexível para mais ou para menos, de acordo com porte físico da criança ou do visitante, avaliados pelo guia e gerente do passeio.
Restrições médicas: Gestantes e pessoas com problemas cardíacos. Visitantes devem comunicar problemas de saúde (diabetes, hipoglicemia, pressão alta ou baixa e alergias graves ) ao guia para maior cuidado e atenção.
Grau de dificuldade: Médio (devido a escadaria com 179 degraus)
Condicionamento físico necessário: Condicionamento para esforço moderado (devido a escadaria com 179 degraus)
Incluso no valor:
  • Seguro de acidentes pessoais vigente somente durante o passeio. Dados necessários para o preenchimento: Nome completo, telefone de contato, data de nascimento, cidade/estado, contato em caso de necessidade, problema de saúde, assinatura;
  • Equipamentos necessários para a realização do passeio: máscara e snorkel, colete salva-vidas;
  • Acompanhamento de guia de turismo credenciado no atrativo.
Opcional: Almoço típico no receptivo do Recanto Ecológico Rio da Prata, que pode ser adquirido em conjunto com o passeio na agência.
Não-inclui: consumo no bar do receptivo da Lagoa Misteriosa. Aceitamos somente cheque e dinheiro.
Recomendações:
  • Barba e Bigode: é recomendável vir ao passeio com a barba feita, pois alguns tipos e tamanhos de barbas e bigodes podem atrapalhar a vedação da máscara no rosto e prejudicar o aproveitamento do passeio.
Restrições:
  • Durante o passeio (a partir da sede até o retorno a ela) não é permitido ingerir bebida alcoólica, fumar e lanchar, tanto na trilha como na lagoa.
  • Proibido uso de protetor solar e repelente.
  • Existem regras de visitação e de conduta consciente em ambientes naturais, como não coletar pedras e troncos, não tocar no fundo do rio, que devem ser seguidas, essas regras serão informadas pelo guia no início do passeio.
  • Em caso de chuvas intensas, que comprometam a qualidade e segurança no trajeto, o passeio poderá ser cancelado ou interrompido.
BY TURISMO MT
Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: