Turismo rural traz boa opção de lazer e entretenimento

Muitas pessoas não sabem, mas Atibaia oferece roteiros turísticos muito interessantes. Acostumados com o dia a dia e com a correria por conta do trabalho, muitas vezes não paramos para pensar nas opções de lazer próximas e acessíveis. O roteiro rural do bairro Cachoeira é um exemplo do que podemos fazer aqui mesmo em nossa cidade, proporcionando um dia agradável e divertido para toda a família. Só mesmo fazendo o passeio para sentir e aproveitar todos os momentos. 

A jornada começa na estrada da Pedra Grande, no Clube da Charrete, que fica no Rancho Colonial. Com as crianças devidamente colocadas em seus assentos nas charretes, é possível entrar em um novo mundo quando o cavalo dá os primeiros trotes. O sorriso e a sensação de liberdade com o vento que bate no rosto são as principais marcas deste trecho. O destino é o laticínio Serras de Atibaia e o trajeto não poderia ser melhor. Em meio a muitas árvores, o caminho segue por sítios e fazendas, onde dá para avistar lagos, criações de porcos e galinhas e plantações de rosas e chuchu, formando um cenário memorável. 

Chegando ao sítio, é hora de aproveitar o maior benefício do passeio: o contato direto com a natureza. A primeira etapa do roteiro, intitulado “Do pasto ao queijo”, é subir a bordo de uma “caçamba” puxada por um trator. De carona no veículo rural, passa-se pelo pasto a caminho do local onde se encontravam as vacas, chamado de vacaria. No trajeto, informações do guia apontam para a importância do equilíbrio ecológico, do ciclo da água e da alimentação dos animais (como é feita a divisão do gado no pasto, por exemplo). Na vacaria, chamam a atenção os bezerros recém-nascidos. Os visitantes passam pela ordenha, pela área de vazão – onde as fezes dos animais são transformadas em esterco – e pelo lugar onde os animais são alimentados, sempre com o acompanhamento e as explicações de um guia especializado. De lá, é possível seguir a pé até a “fábrica de queijo”, onde acontecem a pasteurização, coalha e envelhecimento. 

De volta pra casa principal do sítio, o cheirinho do almoço dá água na boca. Ao melhor estilo do campo, com uma paisagem estonteante, é essencial saborear o cardápio à base de queijo: lasanha de berinjela, panqueca de ricota, galinha caipira e arroz com queijo frescal como pratos principais e doce de leite com queijo, doce de abóbora e curau como sobremesa. 

Turismo Rural

 Atibaia possui uma grande variedade de possibilidades em criações de roteiros. O Turismo Rural tem importância relevante para o município, pois se trata de uma atividade estratégica para preservação e a recuperação ambiental do espaço rural e natural. Garante ainda a manutenção das atividades agrícolas tradicionais e, por consequência, a manutenção da família rural no campo, formulando um novo conceito de produção com incrementação de receitas para o espaço rural. Para oferecer um serviço de qualidade para os turistas, a Secretaria de Turismo trabalha com a capacitação dos interessados em participar do circuito rural, conforme previsto na lei municipal 360/08.

Segundo a assessora técnica da Secretaria de Turismo da Prefeitura da Estância de Atibaia, Jadhi Martinelli Correia, de 24 anos, “o papel da secretaria é fomentar e capacitar os empresários, valorizando suas peculiaridades, com o objetivo de preservar a cultura local e a circulação de renda no meio rural, em parceria com outras secretarias como a de Desenvolvimento Econômico, Agropecuária e Comunicação, sendo elas essenciais para o desenvolvimento do projeto com excelência”. 

Atualmente, Atibaia possui dois roteiros rurais, o do bairro Portão e o do bairro Cachoeira. O primeiro conta com atrativos variados: fazenda histórica e alambique, restaurante rural, confecção de tapetes arraiolos, pequenos animais exóticos, artesanato e apiário. O segundo abriga os maiores criadores de cavalos lusitanos do Estado de São Paulo, muitos haras, passeios diferenciados em trilhas, cachoeiras e  estradas de terra, pesqueiros e um laticínio. Ainda é possível fazer o caminho em charretes ou a cavalo, passando por belas paisagens. “Acredito que os grandes diferenciais do turismo rural sejam o atendimento familiar, o preço acessível, a vivência com o campo e história de famílias centenárias, aliadas a uma culinária caipira deliciosa e muitos sorrisos”, completa a assessora. 

Para obter mais informações sobre os roteiros, o turista tem à disposição o Centro de Informações Turísticas, que fica localizado na Av. Lucas Nogueira Garcez, 1430. O telefone é 4411-7577.

Prefeitura da Estância de Atibaia

http://www.jcatibaia.com.br/

BY TURISMOMT

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: