Autoridades discutem propostas para o turismo em Chapada dos Guimarães

Nesta segunda-feira (11), na secretaria Municipal de Turismo, Cultura e Meio Ambiente, o prefeito de Chapada dos Guimarães, Flávio Daltro, a secretária Municipal de Turismo, Rita Francisca Gomes Bezerra Casseb, a secretária de Estado de Turismo, Teté Bezerra, técnicos do Sebrae e membros do Comtur (Conselho Municipal de Turismo), participaram de uma explanação do Plano de Desenvolvimento do Turismo do Brasil Central e um documento de trabalho de Chapada dos Guimarães.

O Sebrae/MT contratou a empresa espanhola Barcelona Média para efetuar um diagnóstico dos estados de Goiás, Mato Grosso do Sul e Mato Grosso, estados que compõem a região centro-oeste, com o objetivo de propor várias ações para o desenvolvimento e fortalecimento do turismo nesta região.

A empresa montou um plano estratégico com destinos escolhidos nos referidos estados. Em Goiás escolheram Brasília, Pirinópolis e Chapada dos Veadeiros, já em Mato Grosso do Sul os locais foram Corumbá e Bonito e no Mato Grosso; Chapada dos Guimarães e Poconé (pantanal).

No encontro de hoje, o Sebrae distribuiu várias propostas de ações para serem avaliadas que posteriormente vão ser enviadas para a empresa Barcelona montar o plano estratégico do Turismo do Brasil Central  e um específico de Chapada dos Guimarães.

De acordo com a equipe do Sebrae, em novembro a empresa Barcelona irá apresentar o Plano Estratégico e as responsabilidades de cada parceiro no desenvolvimento e fortalecimento do turismo na região centro-oeste.

Teté Bezerra afirmou que Chapada está à frente, pois já desenvolve um projeto de ordenamento da cadeia produtiva do turismo na cidade.

FORTALECIMENTO DO TRADE TURÍSTICO – O projeto de Chapada dos Guimarães é desenvolvido pelo Sebrae e prefeitura, desde 2010 e é composto de sete etapas. O objetivo é o fortalecimento do trade turístico no município.

Segundo Tatiana Fernandez, consultora do Sebrae e responsável por esse trabalho, na primeira etapa desenvolveram estudo de caso, os atrativos turísticos e um diagnóstico dos atrativos naturais de Chapada. Efetuaram também uma avaliação da Lei Municipal do Voucher Único, estudaram os equipamentos turísticos e estrutura pública de apoio ao turista, assim como o perfil desse turista.

O Sebrae já realizou várias ações em Chapada como: a capacitação (Qualitur) com 458 participantes, empreendedor individual, a importância do Parque Nacional, treinamento empresarial, inovação da gastronomia e o Seminário de Turismo.

Faltando apenas duas etapas para concluírem o projeto o órgão juntamente com a prefeitura deu posse, no início do ano, ao Conselho Municipal de Turismo. “Vamos entrar agora em pesquisa de mercado, elaboração de roteiros, orientação para acesso ao mercado, apoio e promoção de resultados”, concluiu Tatiana.

Fonte: TopNews e Assessoria da prefeitura

BY TURISMOMT

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