Festas juninas e julinas atraem milhares de turistas

Está chegando uma das épocas mais saborosas e divertidas no Brasil: a das festas juninas e julinas! Em vários municípios de Mato Grosso as festas juninas e julinas são uma atração turística a parte. Além do aspecto cultural, as festas típicas entram no calendário oficial das cidades e fomentam a economia local.

Em vários locais, milhares de pessoas se programam para dançar a tradicional quadrilha, experimentar os sabores dos derivados do milho,  canjica, do pé-de-moleque e de outras comidas típicas mato-grossenses.

Na Baixada Cuiabana, as festas acontecem no quintal de famílias que tradicionalmente realizam as festas de São João todos os anos. As escolas públicas e particulares também mantêm a tradição viva realizando as festas que envolvem toda a comunidade escolar. As quadrilhas, o casamento caipira e as brincadeiras atraem pessoas de todas as idades.

“O Governo do Estado, por meio das secretarias de Turismo e Cultura, incentiva as festas juninas que são consideradas uma das principais manifestações culturais do povo brasileiro. Em Mato Grosso, todos os 141 municípios são realizadas as festas no meio do ano. Em nosso Estado, um dos principais atrativos turísticos são a cultura e gastronomia, dois principais atrativos dessas festas típicas”, comentou a secretária de Estado de Desenvolvimento do Turismo (Sedtur), Teté Bezerra.

No Brasil a maior festa de São João acontece em Campina Grande, na Paraíba. Ela também é considerada uma das maiores festas populares do mundo e atrai milhares de turistas todos os anos. Em 2012, a expectativa é receber dois milhões de pessoas.  A festa deste ano começa no dia 1º de junho (sexta-feira) e segue até o fim do mês com uma programação extensa, que promete mais de mil horas de forró.

História – .Na época da colonização do Brasil, após o ano de 1500, os portugueses introduziram em nosso país muitas características da cultura européia como as festas juninas. Mas o surgimento dessas festas foi no período pré-gregoriano, como uma festa pagã em comemoração à grande fertilidade da terra, às boas colheitas, na época em que denominaram de solstício de verão.

 Essas comemorações também aconteciam no dia 24 de junho, para nós o dia de São João. Essas festas eram conhecidas como Joaninhas e receberam esse nome para homenagear João Batista, primo de Jesus, que, segundo as escrituras bíblicas, gostava de batizar as pessoas, purificando-as para vinda de Jesus. Assim passou a ser uma comemoração da igreja católica, onde homenageiam três santos: no dia 13 a desta é de Santo Antônio; no dia 24, para São João; e no dia 29, para São Pedro.

SEDTUR

BY TURISMOMT

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: