Queijo gigante é destaque da 10ª Festa do Queijo de Curvelândia e bate record pela 6ª vez

Queijo gigante 1.507 kg Foto divulgação

A Festa do Queijo comemora e homenageia o produtor rural e acontece anualmente no mês de maio no município de Curvelândia (a 311 km de Cuiabá). O queijo fabricado pelo Laticínios Rovigo, em parceria com artesãs rurais, é do tipo minas frescal, e desde 2007 vem superando ano a ano seu próprio Record. Nesse ano, o queijo pesou 260 Kg, em 2008 pesou 690 kg, em 2009 pesou 750kg, em 2010 pesou 990 kg, em 2011 pesou 1.250 kg e em 2012 novamente superou o record pesando 1.507 kg.

A Secretaria de Estado de Desenvolvimento do Turismo (Sedtur) é parceira no evento por meio de convênio para realização do evento, como forma também de fomento ao turismo local, uma vez que a festa do queijo atrai pessoas de outros municípios do Estado.

Após três edições da Festa do Queijo, o Laticínios Rovigo abraçou a causa e a partir de 2007 o queijo gigante passou a ser fabricado na indústria do laticínio, tendo em vista a importância de garantir seguridade alimentar dentro dos padrões sanitários exigidos pelo S.I.F. (Serviço de Inspeção Federal).

O prefeito municipal Maury Souza da Silva, o secretário de turismo Valdeci Delmiro, a gerente de turismo Fabiana Bezerra e comissão organizadora, participaram juntamente com deputados estaduais Ezequiel Fonseca e Airton Português da degustação do maior queijo minas frescal do mundo, que foi distribuído em 01h30 min.

Para fabricação do Queijo de 1.507 kg além de artesãos rurais de Curvelândia, o Laticínios Rovigo convidou 20 alunos da Escola de Laticínios do Instituto Federal de Rondônia e 20 alunos do curso de agroindústria do Instituto Federal de Cáceres, além dos colaboradores do laticínio na pessoa do queijeiro José Edinaldo e da técnica em laticínios Danuza Tavares, para esta empreitada foram envolvidas 73 pessoas. A fabricação começou às 09h00 da manhã e terminou às 14h00, a Cooperativa Lacbon também foi parceira na fabricação do queijo.

A partir de um protesto realizado na rodovia BR 070 por produtores rurais é que surgiu a Festa do Queijo, o motivo do protesto era a reivindicação por melhores preços no leite, segundo o Diretor Técnico do Laticínios Rovigo, senhor Antônio Bornelli, houve na época uma queda expressiva no preço do leite, devido a entrada de produtos lácteos de outros países, comprometendo toda a cadeia produtiva, inclusive a industria de laticínios.

Conforme informações da Polícia Militar, durante os três dias do evento não houve o registro de nenhuma ocorrência, comemora o prefeito Maury agradecendo a Deus pela Paz no evento.

SEDTUR

BY TURISMOMT

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: