Brasileiros dobram gastos em Londres; veja perfil dos turistas

Apenas em Londres, 210 mil turistas brasileiros deixaram na cidade £ 207 milhões (cerca de R$ 625 milhões) em 2011 - Foto: Melissa Becker/Especial para Terra

A quantidade de turistas brasileiros dispostos a gastar provoca um sorriso de satisfação entre comerciantes e prestadores de serviços londrinos. Se estamos deixando mais dinheiro no exterior, um desses lugares é o Reino Unido – onde o número de visitantes do Brasil bateu recorde histórico em 2011, representando mais de £ 200 milhões (R$ 603 milhões) para a economia britânica. Com isso, o país entrou para a lista de 20 mercados prioritários para a terra da Rainha, e a capital se prepara para receber mais turistas.

No ano passado, 267 mil brasileiros estiveram na Inglaterra, Escócia e no País de Gales – um aumento de 51% em comparação a 2010, de acordo com o Visit Britain, órgão oficial de turismo do governo britânico. Antes, o ano que havia registrado maior número era 2008, com 179 mil.

Apenas em Londres – o principal destino, seguido de Edimburgo, Oxford, Liverpool e Manchester (dados de 2010) -, 210 mil turistas brasileiros deixaram na cidade £ 207 milhões (cerca de R$ 625 milhões) em 2011, revela a organização oficial para promoção da cidade, o London & Partners. Cada visitante passaria cerca de sete noites na cidade, gastando durante toda sua estadia uma média de £ 985 (R$ 3 mil, aproximadamente).

Amor às compras


Brasileiros amam comprar – é assim que a Global Blue, empresa responsável pelo ressarcimento do imposto tax free, apresenta os novos turistas para o comércio de Londres. A tendência desses viajantes é passar 65% do seu tempo em compras de roupas, acessórios e souvenirs ou em pubs e restaurantes, explica a companhia no material para seus clientes. Em seu índice de gastos com tax free, o Brasil ficou na 9ª posição em março passado.

Em Londres pela primeira vez, os moradores de Curitiba Francisco e Waldinéia Firmino de Souza e João Bosco e Vera Ferreira Lima exploravam as lojas da Oxford Street em seu segundo dia na cidade, à procura de vestuário – de peças para enfrentar a temperatura mais baixa da primavera britânica a ternos. “Roupas em Londres e perfumes em Paris”, definiram Waldinéia e Vera, impressionada com os preços baixos de lojas como Primark, com peças a partir de £ 1 (cerca de R$ 3).

Os amigos estavam passando três dias na Inglaterra, após terem visitado Itália e França, dentro do roteiro de um pacote turístico com cruzeiro. Sem dominar a língua, eles enfrentavam mais dificuldade na comunicação, mas recebiam ajuda de “muitos brasileiros” também em compras ou contavam com a boa-vontade de funcionários para se fazerem entender.

Raphaela Gonçalves, 21 anos, faz parte de outro segmento que apresentou crescimento nos últimos anos, de acordo com o Visit Britain: aqueles que visitam amigos e parentes no país. A estudante – que passou três meses na capital britânica, com a irmã, Juliana Tarn, 28 anos, moradora da Inglaterra há um ano – voltaria para o Espírito Santo no dia 24 de abril com a mala recheada de roupas e acessórios. O roteiro turístico das irmãs em um dia típico em Londres termina em compras. “Ficam por último para não carregarmos muitas sacolas ao longo do dia”, explicou Juliana.

Sem precedentes na Harrods


Os brasileiros não enchem sacolas apenas nas cadeias de fast fashion. Um crescimento significativo desses consumidores forma uma das tendências mais proeminentes na luxosa Harrods, que recebe clientes de todo o mundo em seus sete andares, na região de Knightsbridge. “Clientes brasileiros constituem uma parte em crescimento no aumento de vendas da Harrods. Nos últimos seis meses, em particular, tivemos um incremento sem precedentes desses consumidores. Os departamentos de eletrônicos e fotografia registraram fortes vendas, demonstrando o interesse do brasileiro em itens de tecnologia mais moderna”, afirmou um porta-voz da Harrods exclusivamente ao Terra, sem revelar números.

Moda, relógios de luxo, cosméticos e malas também são setores populares da loja, com os compradores procurando os mais recentes produtos e coleções de grifes, ressalta. Na lista das atividades dos sonhos no Reino Unido, comprar na Harrods aparece em sétimo lugar para brasileiros, conforme pesquisa publicada em documento do Visit Britain.

A casa, acostumada a manter um quadro de atendentes que falam diferentes línguas, procura designar funcionários nativos em português para os setores favoritos dos clientes do Brasil, e há interesse em recrutar mais, segundo a assessoria de imprensa da loja – mas sem tirar o olho de outros emergentes, como chineses e indianos.

Mudança de perfil


No mais antigo serviço de ônibus turístico de Londres, uma mudança de perfil tem sido sentida. Gerente de vendas internacionais do The Original Tour, Glyn Slade comenta que a empresa estava acostumada a transportar brasileiros que falam inglês, ressaltando que a comunidade brasileira na cidade é grande. Agora, há mais clientes do Brasil em sua primeira visita à Inglaterra.

De olho neste público, o serviço lançou neste mês a opção de audio guide em português (europeu) em duas de suas principais rotas. “Tradicionalmente, estávamos atendendo apenas de forma parcial esse mercado, usando o espanhol ao invés do português. Agora, um dos grandes sinais de que a emergência do mercado brasileiro tem sido tão boa é que empresas, como a nossa e outras, estão produzindo mais, não apenas em português, mas em português brasileiro. Há materiais específicos para esse mercado, mostrando que a demanda é grande”, avalia Slade em entrevista ao Terra.

Segundo o Visit Britain, 65% das viagens do Brasil para o Reino Unido são de férias – superando a média mundial, de 39%. O país ocupava a 10º posição na lista de destinos internacionais dos brasileiros em 2010, conforme uma pesquisa sobre o perfil do mercado, lançada pelo órgão em janeiro. A previsão era receber 275 mil visitas do Brasil por ano em 2020 – quantidade quase alcançada já em 2011. Para os britânicos, é o mercado de crescimento mais rápido, batendo China e Emirados Árabes.

http://www.terra.com.br/

BY TURISMOMT

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: