MT terá tour virtual em 360º em projeto de turismo

Percorrer Mato Grosso, desvendando suas belezas naturais e interagindo com seus cenários magníficos a partir de quatro regiões que guardam características tão peculiares. E o que é melhor, em qualquer lugar do mundo, sem fronteiras ou distâncias. A tecnologia aliada à sensibilidade de uma equipe afinada, na apuração de imagens e informações, dão a tônica do projeto Mato Grosso 360 graus, elaborado para ser um aplicativo (mobile devices) que mostre as belezas do estado em sua forma plena e de maneira totalmente interativa e inovadora.

Foto : reprodução

 
Para materializar o projeto, uma realização da Associação Mato-grossense de Inclusão Sociocultural (AMISCIM) e Terra do Sol Cultura e Inovação, o fotógrafo Flavio André de Souza, que também assina a coordenação da iniciativa, o diretor de produção de José Paulo Traven e a produtora Emanuelle Calgaro colocam o pé na estrada e seguem viagem para visitar 22 cidades do estado, abrangendo as regiões Amazônica, Araguaia, Cerrado e Pantanal. A partida acontece nesta quinta-feira, dia 12.
 
Cada etapa será registrada, em vídeos e textos, e compartilhada com o internauta por meio do blog matogrosso360graus.com.br. “O intuito do registro é estimular a curiosidade das pessoas e dividir as descobertas da viagem, uma experiência desafiadora”, comenta Flávio André.
 
As fotos para o aplicativo serão selecionadas e reunidas, e ganham visibilidade no lançamento do produto pronto, previsto para o próximo semestre. Além disso, o projeto contempla ainda um livro, com publicação prevista para o próximo ano. 
 
 
O aplicativo – que poderá ser acessado em tablets e smartphones – vai exibir estonteantes fotos panorâmicas 360 graus, conjugando as facilidades da plataforma móvel. “Servirá para que os turistas, sejam nacionais ou estrangeiros, conheçam o estado, planejem e orientem suas viagens ou estada”, comenta José Paulo, destacando que o uso da internet através de tablets, microcomputadores, smartphones como uma maneira de conhecer lugares é uma tendência mundial.
 
O objetivo é desenvolver uma ferramenta que auxilie o turista na mobilidade e divulgação do Brasil. Um projeto que contribui para o sucesso da Copa do Mundo e dos Jogos Olímpicos. Mato Grosso 360 graus amplia o interesse dos turistas, que ao invés de ficar restrito as cidades sedes do jogos,  irá buscar as imagens acessadas pelo aplicativo, otimizando os resultados para o turismo.
 
Ao visualizar as fotos panorâmicas, comenta Flávio, o visitante vivencia uma experiência sensorial e única. “Através dessas  imagens,  ele vai  se sentir imerso no ambiente, e assim ser  impulsionado a visitar o destino”, pontua, acrescentando que as informações das secretarias de Cultura de cada município serão fundamentais para o conteúdo da website. “Um trabalho conciso e de referência”.
 
Alcance – A plataforma de fotos 360 graus é amplamente conhecida nos principais mercados emissores de turistas para o Brasil, como América do Norte e Europa, sendo usada há mais de 10 anos como ferramenta de divulgação e promoção dos destinos desses países. E os números reforçam a informação: 96,2% dos turistas utilizam a internet como uma fonte de informação no planejamento de uma viagem; 60% dos usuários de internet fazem passeios online via tour virtual (fotos 360 graus); o Brasil tem 67,5 milhões de usuários de internet, sendo o 7º maior país no mundo no uso e existem mais de 40 milhões de tablets no mercado mundial e mais de 30 milhões de iPhones. Um mercado promissor. A distribuição do App será feito na iTunes Store e Android Market.
 
Em consonância com o turismo, o projeto envolve também responsabilidade sócio-ambiental por meio da neutralizacão de carbono. A estimativa a equipe é de rodar 8 mil quilômetros, com emissão média de 2g de CO2 por km rodado, total aproximado de de 16kg, além da impressão dos livros e o gasto de energia elétrica. Sendo assim, os realizadores preveem o plantio de 200 mudas de árvores, para neutralização de CO2 e uso de papel.
 
O projeto conta com recursos da Lei Rouanet, por meio da Agro Amazônia Produtos Agropecuários, Agro Amazônia Sistemas Mecanizados e Amazôniaphos Nutrição Animal.
 
 
BY TURISMOMT
 
Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: