Quixadá atrai turistas pelas belezas naturais e exóticas

Apesar dos atrativos naturais da cidade, o potencial turístico de Quixadá ainda não é bem explorado

Resorts na zona rural são uma das opções de hospedagem na cidade FOTO: ALEX PIMENTEL

Quixadá “Seja bem vindo”. A boa receptividade, associada aos atrativos naturais, históricos e religiosos são ferramentas suficientes para o sucesso do setor hoteleiro de Quixadá. O Município é considerado um dos mais belos e exóticos recantos do Interior do Ceará. Para especialistas do ramo, o Município tem o maior número de atrativos por metro quadrado do Estado, comparado com outros centros turísticos, inclusive praianos. Hoje, o setor está em expansão. Em breve o Vale das Pedras começará a funcionar.

O Município possui uma boa estrutura hoteleira. Além do novo empreendimento conta também com o Hotel Belas Artes e o Pedra dos Ventos Resort. Na lista entram ainda os hotéis Imaculada Rainha do Sertão, Monólitos, Quinzinho, Cedro Palace Hotel, Nova Aldeota, Itajubá e as pousadas Raios do Sol, Itajubá e São José, situada na Serra do Estevão. A maioria está voltada ao visitante comercial. Há opção para todos os gostos e bolsos.

O turismo de aventura em Quixadá e em todo o Sertão Central é uma das opções que podem ser mais exploradas no Interior do Estado
FOTO: ALEX PIMENTEL

Segundo a articuladora do escritório regional do Sebrae no Sertão Central, Wilma Almeida, o setor começou a se expandir na região no início de 2000. Atualmente, Quixadá possui mais de 800 leitos. Localizado no importante ecossistema semiárido do Nordeste, suas formações rochosas apresentam características singulares. Monólitos, montanhas, trilhas ecológicas, uma exuberante fauna e flora da caatinga, também conhecida como “mata branca”, são interessantes atrativos para o turismo, mas é preciso aquecer ainda mais o segmento, para suprir a nova demanda, reconhece e avalia a especialista.

Conforme levantamentos feitos pela técnica do Sebrae junto ao Instituto de Pesquisas do Ceará (Ipece), o turismo vem mostrando dinamismo no Estado. O lazer ganha destaque. Todavia, o fluxo turístico é afetado pelo fenômeno da sazonalidade, sendo concentrado, sobretudo nos períodos de férias escolares.

Dentro do projeto Economia Criativa, o Sebrae realizou ações de apoio com os parceiros visando resultados segmentando o nicho de mercado turístico, delinear claramente as vocações de cada território. Além da organização para competitividade, os empresários foram premiados pelas melhorias implementadas de infraestrutura e serviços, com o Programa Selo de Qualidade e serviços turísticos. Apontaram como necessidades: aumentar contatos com agências, ampliar divulgação dos empreendimentos, criar, com o apoio das prefeituras, uma rota turística e organizar programas de incentivo ao turismo: rotas, trilhas, segurança em locais turísticos, etc.

Antonio Almeida, proprietário do Pedra dos Ventos, fez tudo isso por contra própria. Hoje, o hotel fazenda situado no distrito de Juatama, na zona rural de Quixadá, conta com uma boa taxa de ocupação, superior aos 80% nos fins de semana, e garante sua sustentabilidade explorando o período mais crítico da região, a seca, principalmente a partir de novembro. O resort lota. Na maioria, turistas de outros estados e estrangeiros. Para Almeida, os hospedes se isolam da cidade. Encontram no Resort os atrativos para um agradável fim de semana no Sertão. A satisfação traz mais clientes.

O Belas Artes, considerado um dos pioneiros do ramo na região, se adequa a nova realidade. Após investimentos de R$ 500 mil, o empresário Joaquim Gomes Neto está contando com casamentos, aniversários e encontros institucionais para incrementar os negócios. Ele também está reorganizando seu empreendimento.

O secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo de Quixadá, Osmundo Costa, reconhece a necessidade de divulgação dos atrativos locais para atrair mais turistas. Salienta, porém, o empenho da administração pública local no incremento do setor. Ele cita como exemplo os eventos promovidos pela Prefeitura, como o Pula Fogueira, e por outros órgãos institucionais, como o Sebrae e a Fenerce.

Visitantes estão mais exigentes

Mais do que a simples construção de hotéis e equipamentos similares, o desenvolvimento do turismo, em qualquer região do Estado, depende de diversos fatores, que variam da capacitação de profissionais à divulgação dos atrativos. Enquanto algumas regiões do Estado, principalmente no litoral, conseguem explorar o potencial turístico, outras têm esse setor ainda “adormecido”, à espera de maior atenção por parte de iniciativas públicas ou privadas.

Segundo a coordenadora do curso de turismo e hotelaria da Universidade de Fortaleza (Unifor), Samira Lodi, os turistas hoje estão “cada vez mais exigentes”, principalmente por conta do fácil acesso a informações, por meio da internet, sobre atrativos de cada cidade e a infraestrutura que garante uma boa estadia a visitantes.

Por esse motivo, indica, é preciso que toda a estrutura que irá recepcionar os turistas seja pensada nos mais diversos detalhes. “A pessoa tem que chegar em uma cidade e se encantar, querer ficar ali”, acentua.

Por esse motivo, complementa, é necessário que não haja apenas equipamentos onde os turistas possam se abrigar, mas também uma ampla rede de atrativos – com profissionais capacitados – que os façam querer permanecer na cidade.

Ampliação

Samira Lodi destaca ainda que o Estado tem conseguido ampliar o leque de opções para os visitantes – que não se resume ao turismo praticado nas praias mais frequentadas -, a exemplo do turismo de aventura, que tem se desenvolvido em regiões como o Sertão Central.

ALEX PIMENTEL

http://diariodonordeste.globo.com/

BY TURISMOMT

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: