Mais empregos no turismo brasileiro

Geração de emprego no setor deve superar média mundial, segundo projeções da WTTC, que prevê Brasil liderando crescimento do PIB turístico da América Latina

Ao longo do ano passado, cerca de 7,65 milhões de brasileiras e brasileiros trabalharam em atividades relacionadas ao turismo. O resultado faz do Brasil o 5º país que mais emprega pessoas em turismo no mundo, segundo levantamento do Conselho Mundial de Viagem e Turismo (WTTC, pela sigla em inglês), apresentado durante a ITB, feira de turismo realizada em Berlim.

Os números tendem a melhorar ainda mais, segundo o estudo. A previsão do WTTC é de que a geração de empregos em turismo no Brasil cresça 5,1% este ano – ficando mais de duas vezes acima da média mundial, que deve fechar em 1,9%.

O crescimento do PIB (Produto Interno Bruto) relacionado ao turismo deve ser de 7,8% este ano, segundo o mesmo estudo, fazendo com que o Brasil assuma a liderança do crescimento do setor na América Latina. A projeção está quase três vezes acima da média mundial prevista pela mesma instituição (2,7%) e no mesmo patamar de novas potências globais como: África do Sul (5,7%); China (9,7%); Índia (7,6%); e Rússia (5,8%).

“O protagonismo do Brasil dentro das previsões do WTTC mostra nosso acerto em apostar no turismo como uma das vertentes para o desenvolvimento econômico do país”, afirma o diretor de Mercados Internacionais da Embratur, Marcelo Pedroso. “Ainda mais em um setor, como o turismo, que gera renda e empregos de maneira descentralizada pelo país”.

Crescimento mundial

O setor internacional de viagens e turismo terá um crescimento de 2,8% em 2012, um pouco acima do índice de crescimento econômico global de 2,5%, de acordo com o WTTC. Estima-se que o setor contribua diretamente com 2 trilhões de dólares para a economia internacional e gere 100,3 milhões de empregos. Quando levados em consideração os impactos econômicos mais amplos, o segmento turístico deverá contribuir com 6,5 trilhões de dólares para a economia mundial e gerar 260 milhões de postos de trabalho – 1 em cada 12 empregos no mundo.

Em 2011, considerando-se os impactos diretos e indiretos, a contribuição do setor para a economia global foi de 6,3 trilhões do PIB, 255 milhões de postos de trabalho, 743 bilhões de dólares em investimentos e 1,2 trilhões de dólares em exportações. Essa contribuição representou 9% do PIB, 5% dos investimentos e 5% das exportações.

No médio prazo, o panorama da indústria é ainda mais positivo, com a média anual de crescimento esperada de 4% até 2022, quando o setor deverá empregar 328 milhões de pessoas ou 10% de todos os empregos do planeta

http://aquarela2020.wordpress.com/

BY TURISMOMT

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: