Brasil endurece regras para turistas espanhóis

País vai responder ao rigor adotado pela Espanha para receber turistas brasileiros

A partir do dia 2 de abril deste ano, os espanhóis que quiserem entrar no Brasil terão de enfrentar a mesma dificuldade encontrada pelos brasileiros que tentam ingressar no país europeu. O Ministério de Relações Exteriores brasileiro decidiu endurecer as regras para igualar os critérios adotados pelas duas nações.

A medida é uma resposta ao rigor adotado pelos espanhóis para aceitar turistas do Brasil. De acordo com a assessoria de imprensa do Itamaraty, o governo costuma adotar o princípio da reciprocidade sempre que um país altera suas regras de turismo.

Por enquanto, um espanhol que queira vir ao território brasileiro precisa apresentar ao consulado do Brasil em Madri a passagem aérea de ida e volta e comprovar, com a última fatura do cartão de crédito ou saldo bancário, que tem pelo menos R$ 170 por dia para permanecer no país.

Com os novos requisitos, os turistas da Espanha terão de apresentar também um documento confirmando uma reserva já paga em hotel brasileiro ou uma carta com firma reconhecida em cartório assinada por um brasileiro convidando o viajante a permanecer em sua casa. Neste caso, o anfitrião precisa especificar a data de chegada e partida do visitante e enviar um comprovante de residência em seu nome.

Diálogo

Desde junho de 2011, o governo vinha tentando uma negociação para reduzir as exigências de entrada de brasileiros na Espanha. Como não houve acordo, as autoridades espanholas começaram a ser avisadas das mudanças na semana passada.

O Itamaraty destacou que a alteração não é uma represália nem revela uma crise entre os dois países. “A imposição do critério para a entrada de turistas em qualquer país é soberana e o Brasil respeita essa decisão. Assim como, à luz do direito internacional, nós também somos soberanos para impor nossas próprias regras nesses casos”, informou a assessoria da pasta ao R7.

O ministério registrou ainda que o número de brasileiros barrados no aeroporto de Madri, principal entrada da Espanha, tem diminuído nos últimos anos.

Em 2007, 3.013 turistas não puderam ficar no país. Em 2010, esse número caiu para 1.695. Quanto a 2011, há dados disponíveis somente entre janeiro e agosto: no intervalo, 1.005 pessoas com passaporte brasileiro foram impedidas de permanecer no país europeu.

R7

BY TURISMOMT

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: