Gastronomia regional é um atrativo para estimular o turismo

Pacú assado.

A diversidade gastronômica mato-grossense é também resultado da miscigenação de paladares dos imigrantes que para cá vieram. Em Cuiabá, por exemplo, é possível encontrar desde a gastronomia internacional a das regiões brasileiras fortemente representadas na cidade. Isso faz com que um dos principais atrativos turísticos da nossa região seja a gastronomia.

Destaque para a culinária regional que sobressai no cardápio de bistrôs, restaurantes e hotéis. Os aromas, temperos e sabores da autêntica cozinha cuiabana ainda é um diferencial para atrair e agradar os turistas. 

A professora, culinarista e autora do livro ‘Diversidade da Gastronomia de Mato Grosso’, Edna Lara, explica que o diferencial da comida cuiabana é o seu confeccionar que leva, além dos ingredientes sua história e raiz. “Amo cozinhar. Acredito que dessa forma estou levando para outras pessoas que vêm conhecer em nossa cidade um pouco do que temos a oferecer”, disse.

Edna ainda acrescenta que o povo cuiabano é caloroso e extremamente receptivo. Receber bem, segundo ela, é uma característica peculiar de todo cuiabano de nascimento ou que escolheu essa terra para viver.

“Na residência ou no restaurante a maria izabel, a farofa de banana, o pacu assado, mojica de pintado, quibebe de mamão, bolo de arroz, dentre outros são pratos que não podem faltar”, comenta.

De acordo com o secretário de Estado de Desenvolvimento do Turismo em exercício, Jairo Pradela, pode-se concluir que a gastronomia é muito importante e relevante para o turismo e possibilita inúmeras oportunidades para todos aqueles que souberem explorar esse nicho de mercado, direta ou indiretamente.

“A gastronomia como produto turístico é um importante motivador e mesmo quando não é o motivo e/ou elemento principal, sempre estará inserida no contexto cultural e terá o seu papel de destaque num evento turístico, como uma viagem, passeio, feira ou reuniões. Por tudo isso é valido investir no segmento”, destaca. Pradela acrescenta ainda, que a culinária mato-grossense será um os grandes destaques na Copa do Mundo de 2014.

www.sedtur.mt.gov.br

BY TURISMOMT 

 

 

Anúncios

Uma resposta

  1. haha, deu até fome!! rs.. ótimo blog!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: