Trem turístico no ALTO SERTÃO em Alagoas

Os turistas que visitam o município de Piranhas (AL), terão mais um motivo para conhecer as belezas da região: a reativação do trem que percorre 12 quilômetros às margens do Rio São Francisco. Amanhã dia 28, será assinado convênio entre a prefeitura de Piranhas, a Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU) e o Ministério do Turismo para o início das obras de recuperação do trecho da linha férrea que liga o Centro Histórico da cidade ao lago da Usina de Xingó. A região é o terceiro destino turístico de Alagoas e recebe, mensalmente, 3.500 visitantes, segundo dados da prefeitura.

 “Com esta iniciativa vamos motivar, cada vez mais, o turismo no estado para ver as belezas do Rio São Francisco, que é a opção mais rápida para gerar emprego, renda  e qualidade de vida para as pessoas. Esse projeto, não tenho dúvida, que vai marcar uma posição extraordinária no alto sertão do meu estado. E estou muito feliz em ser o parlamentar que teve essa iniciativa. Brevemente a Maria Fumaça percorrerá todo o lago do Xingó”, ressaltou o senador.

A obra utilizará trilhos da malha férrea de Maceió que foram substituídos para a implantação do VLT (Veículo Leves sobre Trilhos). Já a Maria Fumaça, que estava desativada, é um modelo alemão fabricado em 1929 com duas jardineiras para o transporte de passageiros.

A prefeita de Piranhas, Mellina Freitas, explicou que o município representava um elo entre o transporte ferroviário e o fluvial. Pelo rio, chegavam produtos que eram despachados nos trens para que chegassem ao interior do Nordeste. “Mesmo com nova concepção, a Maria Fumaça representa o resgate da história para os moradores da região”, disse.

AT

http://www.brasilturis.com.br/

BY TURISMOMT

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: