Investimentos vão potencializar o turismo em Mato Grosso

Com um potencial de aquecer a atividade econômica turística no Estado, ações específicas estão sendo desenvolvidas em vários municípios no Pantanal pela Secretaria de Desenvolvimento do Turismo (Sedtur), através de investimento do Governo do Estado e Federal, na ordem de R$ 70 milhões.

A secretária de Turismo, Teté Bezerra, comenta que o turismo deverá fomentar o desenvolvimento do Pantanal mato-grossense e garantir a execução de obras consideradas como fundamentais. “O Pantanal é âncora dos nossos atrativos turísticos e referência no mundo todo. Por isso, o Governo do Estado não mede esforços para melhorar a infraestrutura do local”.

Um exemplo das ações que estão sendo efetuadas na Região Pantaneira é a implantação da rede de alta tensão que irá beneficiar mais de 100 famílias localizadas na Transpantaneira que ainda utilizam geradores a diesel. A parceria é entre o município de Poconé (100 km de Cuiabá), a concessionária de energia elétrica (Rede Energia) e o Estado.

Outra ação que se desmembra em duas é a pavimentação da MT 060 que liga Poconé ao início da Transpantaneira, um total de 17 quilômetros, sendo três já asfaltados faltando 14 quilômetros para concluir. A segunda e a recuperação da MT 060 entre Cuiabá e Poconé. Ainda em Poconé estão previstos a construção do Centro de Integração Artesanato e Cultura, do píer e atracadouro em Porto Jofre e a pavimentação e drenagem das águas pluviais.

Já em Barão de Melgaço (102 km de Cuiabá), serão realizadas a recuperação do museu da cidade e dos atrativos turísticos. Tem ainda a pavimentação da Rodovia Verde – a MT 040 que interligará Cuiabá a Rondonópolis numa extensão de 220 quilômetros, criando uma rota alternativa entre as duas cidades e aqueles que trafegam entre o Sul e Sudeste do Brasil.

Em Santo Antônio de Leverger (30 km de Cuiabá) será feita a urbanização da Avenida Augusto Leverger e Beira Rio. Serão retomadas as obras do Memorial Rondon, uma homenagem ao Marechal Cândido Mariano da Silva Rondon, nascido no distrito de Mimoso, por onde a rodovia verde irá passar. No município de Cáceres, a Sedtur está desenvolvendo um projeto de fortalecimento do turismo na Região Sudoeste com a realização de workshops regionais contemplando 22 municípios da região. O projeto conta com parceria da Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat), Comitê Gestor de Turismo Destino Indutor de Cáceres e Consórcio Intermunicipal do Complexo Nascente do Pantanal.

Outra ação é referente à proposta da mudança na lei da pesca e a implementação do pesque-e-solte nos rios do Estado de Mato Grosso entregue ao governador Silval Barbosa. O projeto foi feito por meio de uma parceria entre a Associação Mato-grossense de Ecologia e Pesca Esportiva (Amepesca) e a Sedtur. A proposta prevê que a pesca amadora no Estado seja feita apenas no sistema pesque-e-solte.

Para viabilizar a proposta, a Amepesca e a Sedtur ouviram diversos representantes do segmento que atuam em dez cidades que têm o turismo da pesca como principal atrativo. Foram elas: Cuiabá, Cáceres, Alta Floresta, Barão de Melgaço, Canarana, São Félix do Araguaia, Luciara, Barra do Garças, Nova Xavantina e Poconé.

De acordo com a secretária Teté Bezerra o Pantanal é uma das reservas mais importantes e que chama a atenção de todo o Planeta devido à preservação ambiental. “Precisamos estimular o potencial turístico que permita que outros setores ligados ao turismo ganhem maior utilização, gerando emprego, renda e o aquecimento da economia”, conclui.

 http://www.cenariomt.com.br/

BY TURISMOMT

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: