Uniselva apresenta diagnóstico do Turismo

Representantes da Fundação de Apoio e Desenvolvimento da Universidade de Mato Grosso (Uniselva)

Representantes da Fundação de Apoio e Desenvolvimento da Universidade de Mato Grosso (Uniselva) apresentaram na manhã desta quarta-feira (14), a proposta de diagnostico do potencial turístico de 17 municípios do Estado para o mundial, aos integrantes da Câmara Temática de Desenvolvimento do Turismo.  O convênio foi firmado entre a Secretária Extraordinária da Copa do Mundo da Fifa 2014(Secopa) e a Uniselva.

Os participantes ouviram atentamente a explanação feita pelo diretor geral da Uniselva, Sérgio Henrique Allemand Motta que explicou que o diagnostico irá avaliar a demanda de produtos e serviços na cidade-sede Cuiabá e mais 16 municípios dentre eles, Várzea Grande, Santo Antônio do Leverger, Nossa Senhora do Livramento, Acorizal, Barão de Melgaço, Chapada dos Guimarães, Jangada, Nobres, Tangará da Serra, Campo Verde, Alta Floresta, Poconé, dentre outros.  

De acordo com Sérgio o trabalho tem por objetivo avaliar o potencial turístico, fornecendo subsídios para elaboração do planejamento estratégico, que irá possibilitar a informação, orientação, oportunidades de negócios e gestão em suprimento de alimentos, água, mobilidade e demais produtos de necessidade básica para a população local, turistas e visitantes durante os Jogos da Copa do Mundo de 2014.

A secretária Teté Bezerra comentou que um trabalho semelhante esta sendo feito pela Secretária de Desenvolvimento do Turismo – Sedtur é que muitos das informações já catalogadas podem ser aproveitadas no diagnostico. “O principio da transversalidade é de suma importância. Todas as nossas ações precisam ser pensadas em conjunto e evitar que o mesmo trabalho seja feito duas vezes”, comentou.

Já o Agripino Bonilha Filho, assessor especial da Secopa, destacou a importância das obras se concentrarem no entorno de Cuiabá. Ele disse que durante os jogos o perfil o torcedor é visitar locais próximos a cidade sede dos jogos. “O turismo é o caro chefe dos jogos da Copa. O perfil dos torcedores que vierem para Mato Grosso é conhecer o Pantanal. Este é o nosso grande chamariz”, justificou.

A próxima reunião extraordinária ficou para a próxima terça-feira (20), às 8h, na Sedtur quando serão apresentados pela Uniselva e Sedtur os trabalhos que já vem sendo desenvolvidas por ambas as secretarias. Foram convidados a participar a Secretaria de Meio Ambiente (Sema), Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional ( Iphan), Instituto de Planejamento e Desenvolvimento Urbano (IPDU) e o Serviço de Apoio as Micros e Pequenas Empresas (Sebrae).

Foi abordado ainda durante a reunião assuntos relacionado ao Programa de Desenvolvimento do Turismo – Prodetur, a necessidade da qualificação do trade turístico e o turismo em aldeia indígena.

Fazem parte da Câmara Temática as Secretarias Municipais de Turismo de Cuiabá e Várzea Grande, Prefeitura de Cuiabá, Secretaria de Trabalho e Assistência Social (Setas), Secretaria de Estado de Cultura, Sedtur e Secopa.

Fonte: Maricelle Lima Vieira

BY TURISMOMT

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: