MT, Foz do Iguaçu e RJ fazem parte de roteiro turístico

 

A Secretaria de Estado de Desenvolvimento do Turismo (Sedtur-MT) assinou,um protocolo de intenções com a Secretaria de Turismo de Foz do Iguaçu (PR) e com a Campanhia de Turismo do Estado de Rio de Janeiro (TurisRio) para a formatação, implementação, promoção e divulgação de um roteiro turístico integrado das Sete Novas Maravilhas da Natureza.

A Secretaria de Estado de Desenvolvimento do Turismo (Sedtur-MT) assinou, sexta-feira (02.12), um protocolo de intenções com a Secretaria de Turismo de Foz do Iguaçu (PR) e com a Companhia de Turismo do Estado de Rio de Janeiro (TurisRio) para a formatação, implementação, promoção e divulgação de um roteiro turístico integrado das Sete Novas Maravilhas da Natureza.

Com este novo selo turístico, surge o “O Roteiro das Três Maravilhas do Mundo”Rio de Janeiro, Foz do Iguaçu (Terra das Cataratas) e Amazônia, que também inclui o Pantanal, terá suporte aéreo da Trip Linhas Aéreas que conta com novos voos, ligando Foz do Iguaçu (PR), Cuiabá (MT), Porto Velho (RO) e Manaus (AM).

De acordo com a secretária de Estado de Desenvolvimento do Turismo, Teté Bezerra, o turismo nacional ganha com esta proposta. “O turismo precisa avançar, e é isso que os estados fizeram com este novo roteiro. A potencialidade dos destinos é grande, este roteiro já nasce com sucesso. Nosso desafio com essa parceria é transformar esse roteiro em produto turístico. Mato Grosso só tem a ganhar com isso”, destacou a secretária ao participar da assinatura do protocolo no Centro Municipal de Turismo de Foz do Iguaçu.

Ela lembrou ainda que o Rio de Janeiro e Foz do Iguaçu já são roteiros consolidados e que recebem milhões de turistas todos os anos. Já Mato Grosso vem se consolidando como um dos destinos de ecoturismo mais importantes do Brasil. “Só temos a ganhar com essa parceria com o Rio de Janeiro e Foz do Iguaçu. Além do Pantanal, do Cerrado e do Araguaia, Mato Grosso possui a Amazônia que foi eleita, no último dia 11 de novembro, uma das Sete Novas Maravilhas da Natureza. Diante de tudo isso, podemos capitalizar um número significativo de turistas para conhecer as nossas belezas naturais. Com o roteiro integrado, os turistas que visitarão o Rio de Janeiro e Foz do Iguaçu terão a opção de conhecer as nossas belezas naturais”.

Para o secretário de Turismo de Foz do Iguaçu, Felipe Gonzalez, a parceria cria uma nova perspectiva para o Destino Iguaçu dentro do turismo brasileiro. “O roteiro é um antigo sonho em Foz do Iguaçu. Além disto, intensificará o ecoturismo. Cabe a cada destino fortalecer a ocupação do vôo e estreitar relacionamentos com os agentes de viagem, além, é claro, de divulgar os atrativos”, ressaltou.

Um ponto positivo em relação à vinda de mais turistas internacionais é o interesse por cenários naturais. Segundo Pesquisa de Demanda Turística Internacional da Embratur, a natureza, o ecoturismo e o turismo de aventura respondem por principais motivos de viagem para 26,9% dos 30 mil entrevistados no estudo realizado com base em 2010.

O mercado nacional também representará uma parcela do fluxo de turistas do novo roteiro, acredita Teté Bezerra. “O turismo interno cresceu muito. O Mato Grosso tem uma grande diversidade da fauna e flora, a Amazônia simboliza um santuário da natureza, e as Cataratas do Iguaçu e o Cristo Redentor são fantásticos. Esta união dos estados é inédita”, frisou a secretária.

O diretor da TurisRio, Marco Aurélio Paes, também se mostrou otimista com a nova opção no cenário turístico. “Cria uma sinergia para o País. É um roteiro muito positivo. E Foz do Iguaçu tem uma energia positiva. O brasileiro quer e precisa conhecer os destinos do país onde vive.”, destacou.

O secretário de Turismo do Paraná, Faisal Saleh, ressaltou a importância da atividade turística como base econômica e na melhoria da qualidade de vida da população. “O poder público e a iniciativa privada precisam entender que turismo representa o desenvolvimento econômico e social. Cabe ao poder público articular e fomentar a atividade turística com parcerias como a formatação desse roteiro integrado”.

Durante a reunião também foi criada uma comissão que vai formatar o roteiro turístico – Rio, Foz do Iguaçu e Mato Grosso. Os representantes de Mato Grosso na comissão são Samantha Col Debella (secretária adjunto de Publicidade e Marketing da Secretaria de Estado de Comunicação Social) e Leila Cristina Cunha (técnica da Sedtur). Ambas participaram da elaboração e assinatura do protocolo de intenções em Foz do Iguaçu. Um roteiro integrado deve começar a ser divulgado pelos três estados ainda este ano.

Participaram também da reunião em Foz do Iguaçu, a secretaria de Turismo de Cuiabá, Tânia Barteli, e os representantes do trade turístico de Mato Grosso, Oiram Gutierrez (Sindtur), André Thurony (Pantanal Explorer), Edson de Carvalho (Cristalino Jungle Lodge), Adriana Muniz (Pousada Jardim da Amazônia) e José Eduardo Sanches (Confiança Turismo), além dos representantes do Rio de Janeiro, Foz do Iguaçu e da Trip Linhas Aéreas.

Workshop

Além da assinatura do protocolo de intenções para a criação do roteiro integrado entre Mato Grosso, Paraná e Rio de Janeiro, foi realizado um workshop para discutir a formatação do roteiro e as experiências dos três estados no setor turístico. Durante a programação de dois dias (01 e 02.12) em Foz do Iguaçu a comitiva de Mato Grosso também pode conhecer a experiência de sucesso do Parque Nacional de Foz do Iguaçu.

http://circuitomt.com.br/

BY TURISMOMT

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: