Festival Gastronômico marca encerramento do curso de turismo rural do Senar

 Torresmo, cuscuz paulista, caipirinha de cachaça, frango caipira, arroz, feijão, costelinha de porco no melado de cana, quibebe, mandioca frita, linguiça acebolada, virado de feijão, couve refogada. De sobremesa, compotas de frutas, goiabada, queijo, merengue de morango. Tantas guloseimas e um clima gostoso de confraternização e amizade marcaram o 1º Festival Gastronômico “Parada das Bandeiras”, evento realizado pelos formandos do Programa de Turismo Rural e  promovido desde fevereiro pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de São Paulo (SENAR/SP).

O curso aconteceu em parceria com a Prefeitura, por meio da Secretaria de Agropecuária e Abastecimento, em várias propriedades rurais da cidade. No total, os alunos estudaram dez módulos, incluindo noções sobre receptividade, preparo de receitas tradicionais paulistas, importância do resgate cultural do campo, noções de administração, entre outros.

O resultado de tanta dedicação ficou bastante evidente para os convidados dos formandos com a realização do Festival no último dia 22, no Laticínio Serras de Atibaia, uma propriedade rural no bairro Cachoeira que está sendo cuidadosamente preparada para receber os turistas em roteiros rurais a partir do ano que vem. O proprietário, Dr. Nelson Valente Martins, foi um dos principais incentivadores da turma e está animado com a possibilidade de receber turistas em sua propriedade. “Estamos preparando um restaurante com toda infraestrutura para receber os turistas a partir do ano que vem”, adiantou.

A formatura dos alunos é uma grande vitória para Atibaia, pois trata-se da primeira turma de turismo rural formada pelo Senar. “É muito importante poder profissionalizar o que temos de melhor, que é a hospitalidade do interior, nossas receitas tradicionais com nossos produtos do campo”, disse o secretário de Agropecuária e Abastecimento, Humberto Rosente.

Para o vice-prefeito, Prof. Ricardo dos Santos Antonio, o mais importante do Festival foi propiciar o encontro entre todos os envolvidos para que o turismo rural possa realmente acontecer no município. “Temos aqui todas as associações e setores da economia que são responsáveis pelo sucesso das ações daqui para frente. Atibaia tem muito a ganhar com o fomento do turismo rural. Agora, com as ferramentas oferecidas para esses alunos, tudo tende a ficar mais fácil”, afirmou.

Além das autoridades citadas, estiveram presentes representantes do Convention Bureau, representantes de hotéis, Comtur, ACIA, Embrapa, Polícia Rodoviária Federal, presidentes de associações de produtores rurais, como Oswaldo Maziero, da Associação dos Produtores de Morangos e Hortifrutigranjeiros de Atibaia, Jarinu e Região. O secretário de Segurança Pública, Fábio Magro, e o comandante da Guarda Municipal, Luiz Celso Padilha, também compareceram.

Os formandos foram responsáveis por todas as etapas do Festival – a recepção aos convidados, a decoração do local, a explicação sobre o projeto, o resgate das receitas tradicionais dos Bandeirantes, o preparo das comidas e sobremesas, a boa conversa com os convidados e uma exposição de produtos artesanais como geleias e cachaças. Até o cafezinho quentinho não foi esquecido.

A professora do Senar, Cândida Maria Costa Baptista, adiantou que, no ano que vem, uma nova turma será aberta. “O objetivo é que cada turma de formandos possa estimular produtos para um novo roteiro de turismo rural no município”, concluiu.

Atualmente, poucas propriedades rurais da cidade estão preparadas para receber turistas e isso é feito por meio de uma agência de turismo receptivo ou por indicação da Secretaria de Turismo. O trabalho de capacitação pelo Senar tem o objetivo de fazer essa preparação do produtor.

 Assessoria de Imprensa Prefeitura de Atibaia

http://www.atibaia.com.br/

BY TURISMOMT

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: