Chapada dos Guimarães ganha trilha para deficientes visuais

Os portadores de deficiência visual terão mais uma alternativa para curtir as belezas naturais e o clima de aventura na Chapada do Guimarães. O Vale da Bênção acaba de ganhar uma trilha de 440 metros adaptada para esse público. O caminho na mata nativa é demarcado por cordões e sinalização tátil. Os visitantes podem tocar as árvores e ler informações em braile sobre a vegetação e o percurso.

O novo produto do “Espaço Chapada Aventura” será lançado nesta terça-feira (08.11), às 9 horas, com a participação de um grupo de portadores de deficiência visual do Centro de Apoio a Suporte à Inclusão da Educação Especial (Casies). Acompanhados por técnicos da Secretaria de Estado de Desenvolvimento de Turismo (Sedtur) e do Sebrae, os participantes vão testar a trilha, que é a primeira do gênero em Mato Grosso e no País.

A pista adaptada é um dos 18 produtos do projeto Formatação de Produtos Turísticos, implementado pela Sedtur em parceria com o Sebrae e Prefeitura de Chapada dos Guimarães. A iniciativa busca melhorar a competitividade turística do município e consequentemente de Mato Grosso.

“Essa trilha tem um grande papel social, pois ela proporciona a acessibilidade em um dos pontos turísticos mais importantes do Estado, que é a Chapada dos Guimarães. Essa é a primeira trilha para deficientes visuais de Mato Grosso e nossa intenção é construir outras, como por exemplo, do Pantanal”, comentou a secretária de Turismo, Teté Bezerra.

As adaptações da pista seguem as normas da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT). O espaço Turístico Chapada Aventura trabalha com turismo de aventura, ecoturismo e treinamento para empresas e faz parte do Programa Aventura Segura do Sebrae de Mato Grosso, em parceria com a Associação Brasileira das Empresas de Turismo de Aventura (Abeta) e Sedtur.

Além da estrutura para deficientes visuais, o Espaço tem pista de arvorismo, estação de rapel, tirolesa, trilhas ecológicas, arco e flecha, paintball, campo de vôlei e locais para alimentação e higiene. Os proprietários do local e os parceiros da iniciativa querem obter a certificação de segurança e qualidade do Instituto Nacional de Metrologia Normatização Qualidade Industrial (Inmetro).

Participam também do lançamento da trilha a diretora do Sebrae, Eneida de Oliveira, e o prefeito de Chapada dos Guimarães, Flávio Daltro.

Fonte: MARICELLE LIMA/ANA KARLA COSTA
Assessoria/Sedtur-MT

By TurismoMT

Anúncios

Uma resposta

  1. Excelente notícia; assim melhoramos as condições de nossa população e oferecemos um Mato Grosso cada vez melhor, agora também para os nossos deficientes visuais !

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: