Conheça a Praia da Pipa, queridinha do Nordeste brasileiro

A apenas 85km de Natal, Pipa está entre as praias mais procuradas do Nordeste. É a queridinha do turismo potiguar. A região começou a ficar famosa na década de 80, quando muitos surfistas chegaram em busca de boas ondas. Atualmente, é muito visitada por turistas europeus que querem fugir da confusão dos grandes centros.

Praia da Pipa

O trajeto de Natal até a cidade de Timbau do Sul, onde fica Pipa, pode ser muito agradável. Para começar, passa pelo maior cajueiro do mundo. A árvore gigante fica na Praia de Pirangi do Norte, em Parnamirim, e cobre uma área de aproximadamente 8500 m². Ela produz cerca de 80 mil cajus por ano.

Depois, vem uma sequência de belas praias pela orla – Cotovelo, Pirangi, Búzios, Tabatinga, Camurupim, Barreta e Malembá. A paisagem inclui, ainda, as falésias com cores vibrantes e vários mirantes.

Pipa é a praia mais famosa de Timbau do Sul e faz parte de uma área de preservação de tartarugas marinhas. É onde se concentram os melhores hotéis, bares e restaurantes, além de propiciar a noite mais animada. A região ainda tem outros tesouros no litoral. A Praia do Centro tem uma larga faixa de areia e piscinas naturais. A Praia do Madeiro, com suas águas calmas, é famosa pela presença constante dos golfinhos, principalmente no início da manhã.

“Com certeza, é um dos lugares mais belos do Brasil. Indico a todos que forem a Pipa não deixarem de visitar a Praia do Madeiro, onde poderão ter o imenso prazer de nadar com golfinhos”, disse o paulista Alexandre Rigoni, de 24 anos, que passou quatro dias de muita aventura na região.

Em Pipa é possível aproveitar de tudo um pouco: desde passeios de barcos, andar de buggy pela orla e se aventurar em um caiaque, até fazer caminhadas e rali pelas belas trilhas da Mata Atlântica.

Há, ainda, o Santuário Ecológico. Esta reserva de mata nativa tem 16 trilhas e belas surpresas naturais aos exploradores.

Projeto Águia Verde

O Núcleo Ecológico da Pipa foi criado em 1999 por um grupo de moradores preocupado com o crescimento desordenado, e passou a buscar alternativas sustentáveis para o desenvolvimento da região. O NEP iniciou uma coleta seletiva de lixo em Tibau do Sul, promovendo a preservando da fauna e da flora. Além disso, criou a Semana do Meio Ambiente, realizada todos os anos, e já está na 13ª edição. Ela promove a educação ambiental através de oficinas, passeios e plantio de mudas de plantas. O NEP quer sensibilizar, principalmente, os jovens.

CONHEÇA MAIS…

PRAIA DA PIPA

Moradia de golfinhos e tartarugas marinhas a praia de Pipa pertence ao município de Tibau do Sul, nome indígena que significa “entre duas águas” (já que é cercado pela Lagoa de Guaraíras e o Oceano Atlântico). De “Orotapiry” – aldeia do homem branco em tupi, “Itacoatiara” – pedra principal de cor amarelada e “Ponta do Cabo Verde”– devido a belíssima vista da Mata Atlântica que os navegadores viam ao longe- a vila acabou sendo conhecida por Pipa porque a Pedra do Moleque (situada no ponto mais extremo da praia dos Afogados) parece ao longe como um barril de vinho ou cachaça. Talvez venha daí sua propriedade em “entontecer” os aventureiros e turistas do mundo desde a época em que piratas de todas as nacionalidades desembarcavam nas suas praias em busca do pau Brasil.

E é de entontecer mesmo! Aqui logo na chegada, ao longo da estrada você se depara com praias de águas claras e mornas, imensos coqueirais, piscinas e mirantes naturais, imponentes falésias ainda cobertas pela Mata Atlântica, dunas branquíssimas, enseadas, despenhadeiros. Localizada no maior santuário ecológico do Estado do Rio Grande do Norte, eleita pelo Guia 4 Rodas como uma das 10 mais belas praias do Brasil, a Pipa começou a ficar famosa nos anos 80 através dos amantes do surf.

Mas aqui pode-se fazer de tudo: passeios de barcos, de buggy, caique ou a cavalo, caminhadas e rally pelas trilhas da Mata Atlântica. Inclusive este é um de seus encantos: consegue conciliar um cenário deslumbrante e um roteiro de tirar o fôlego à uma infra-estrutura cheia de charme e conforto, com pousadas, bares, lojinhas e restaurantes de gastronomia com nível internacional.

A noite é uma atração à parte. Cosmopolita e agitada a balada pipense requer energia pois dura pelo menos até o sol nascer. E o melhor: ela é freqüentada por jovens do mundo todo que se entregam mesmo ao molejo do forró regional às batidas do techno.

Certamente foi essa efervecência o fator decisivo para a revista Viaje Mais eleger a noite pipense a “mais quente acima do Recife”. Mais do que vivenciar um dos points da badala nordestina, estar em Pipa é certeza de desfrutar “dias inesquecíveis de lazer e entretenimento ou simplesmente descanso e paz junto à natureza exuberante, sob as bençãos de São Sebastião, padroeiro e protetor do lugar”.

Como Chegar

Para chegar à Pipa, deve-se tomar um avião para Natal-RN o Aeroporto Internacional Augusto Severo está localizado à 80 Km da Praia da Pipa. Veja maiores detalhes no seu agente de viagem.
 
Para chegar à Praia da Pipa de carro, você tem 3 opções dependendo do seu ponto de partida. Partindo de Natal e seguir pela Br101, de Buguy pela orla ou partindo de João Pessoa.
 
Saindo de Natal (rodoviária) ou da Praia da Pipa (estacionamento). Os telefones da empresa OCEANO responsável pelo serviço são: (84) 3205-3656 (na Rodoviária), (84) 3205-6833 (no atendimento).
 
Veja maiores detalhes com seu  agente de viagem.
 

http://www.jcorreio.com.br/

By TurismoMT

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: