Secretaria encaminha dois projetos de turismo local ao Ministério do Turismo

A secretaria de Desenvolvimento Econômico apresentou junto ao Ministério do Turismo dois projetos ao Programa Mob Turismo Local e de comunidade: ações de melhorias para Bonsucesso e Guia Turístico de Várzea Grande.

O projeto de ações para Bonsucesso visa a aperfeiçoamento das condições de visitação do turista de prática reconhecida e comercialização dos produtos. A finalidade do projeto é associar produção, comercialização e visitação na localidade de Bonsucesso para turistas que frequentam e venha conhecer Bonsucesso. Durante visitas na localidade, os turistas poderão conhecer cultura, gastronomia e o regionalismo da comunidade. E, ainda adquirir produtos, da cooperativa Coorimbatá, ou lembrança dos artesãos da tradicional Rota do Peixe.

“Entre as ações estão adequação da lancha Arca do Peixe, da cooperativa Coorimbatá, para a visitação de turistas. Na lancha haverá locais com fotos e banners e folders de divulgação da história da Coorimbatá e das comunidades ribeirinhas de Bonsucesso e exposição de artesanatos locais; aquisição de 04 barcos motorizados para realizar passeios no rio Cuiabá, com capacidade para 06 passageiros; passeio turístico em Bonsucesso conduzido por um carro de boi acompanhamento de guias turísticos locais, o passeio inclui visitas às casas dos artesãos locais onde os turistas poderão conhecer, acompanhar e adquirir os artesanatos como (rapadura, licores, doces, etc.) diretamente dos artesãos; apoio inicial à produção de redes artesanais, e na aquisição de rótulos e embalagens para doces e licores locais; e, apresentação de danças regionais nas peixarias”, destaca secretário da Sedec, João Avelino Bulhões.

Conforme a coordenadora de Turismo de Várzea Grande, Lisianne Campos o projeto potencializa ações de diversos outros projetos realizados na região da baixada cuiabana, a partir não somente da estrutura turística já existente, como também de unidades produtivas e de um capital humano e social das comunidades envolvidas.

A SEDEC pretende caso o projeto seja aprovado pelo Ministério do Turismo melhorar e divulgar a ações de Bonsucesso. Participaram da idealização do projeto além da Sedec, associação dos pescadores do Bonsucesso, cooperativa Coorimbatá, representantes do artesão de Bonsucesso e associação de cultura e turismo de Bonsucesso.

“Acreditamos que com esses projetos em prática alavancaremos a cultura local, melhorias no atendimento do estabelecimentos serão significativas, não só o turismo será beneficiado, mas a comunidade vai ganhar muito com a geração de rendas fomentando a economia local, e ainda apresentando a localidade para o Brasil e Mundo”, frisa Lisianne Campos.

Já o projeto de Guia Turístico prevê capacitação de guias para que estes profissionais tornem aptos a fazer esse tipo de atendimento ao turista, divulgando a cultura local.

No Distrito está localizada a rota do peixe da área metropolitana de Cuiabá. Foi criada por fazer parte da gastronomia, onde o peixe é o principal prato, apresentado e preparado em diversas opções ao turista. O Distrito do Bonsucesso é conhecido também pelos tradicionais doces, rapaduras artesanais, redes e artesanato.

“A SEDEC realizou em 2010 algumas ações voltadas ao Turismo como apoio a divulgação do projeto Caminhos do Sabor, da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel) e o Mtur. O objetivo central desse projeto foi aumentar a competitividade de destinos turísticos brasileiros a partir de uma maior estruturação e qualificação do setor de alimentação fora do lar (AFL). Tais objetivos serão alcançados na medida em que a própria localidade identificar e mobilizar os recursos humanos e materiais necessários á implementação de uma série de ações e medidas que possam fortalecer o seu turismo a partir de uma melhor estruturação e qualificação das empresas que formam o seu setor de alimentação fora do lar”, finaliza João.

http://www.olhardireto.com.br/

By TurismoMT

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: