Governo inicia inventário da oferta turística no Acre

Secretaria de Turismo coordena projeto do Ministério do Turismo no Estado

O Inventário de Turismo foi lançado nesta terça-feira, 30, no Theatro Hélio Melo pela secretária Ilmara Lima (Foto: Diego Gurgel)

O Ministério do Turismo está coordenando, junto com os governos estaduais, os municípios e as instituições de ensino superior, a inventariação em diversas regiões turísticas do Brasil. É o projeto “Inventário da Oferta Turística”.

Em Rio Branco, o projeto foi lançado nesta terça-feira, 30, no Theatro Hélio Melo, onde alunos de geografia e história, que serão os agentes coletores de informação, receberam um kit contendo todo o material necessário para as entrevistas com os empreendedores da capital. No kit, além de material informativo, os alunos receberam protetor solar e uniforme para que sua identificação seja clara.

As entrevistas serão feitas por meio da aplicação e análise de um questionário, que mostrará as belezas naturais, os serviços e empreendimentos turísticos (hotéis, pousadas, agências de turismo, entre outros) e a infraestrutura de apoio ao turismo (sistemas de comunicação, médico-hospitalares, transportes etc.) existente na cidade.

Todo o levantamento adquirido será inserido num sistema de banco de dados, onde irá nivelar as informações entre empresários, governos estaduais e federal. Essa plataforma de dados é o Invtur, implantado pelo governo do Estado através da Secretaria de Turismo e Lazer durante o Salão Estadual do Turismo, que aconteceu na Expoacre 2011.

O Acre, por sua vez, é o primeiro Estado brasileiro a implantar esse sistema de gestão, otimizando esforços feitos no setor turístico. É importante que os empresários recebam os agentes no seu estabelecimento e informem todos os dados corretamente. Dessa forma, poderá ser desenvolvido um turismo de forma sustentável, contribuindo para melhorar a qualidade de vida da população local.

A secretária de Turismo e Lazer, Ilmara Lima, no ato de lançamento do projeto, conversou pessoalmente com os agentes e ressaltou a importância dessa ação para o desenvolvimento não apenas do turismo, mas para o Estado como um todo, já que o desenvolvimento do setor influencia positivamente no comércio local e na economia.

“Os benefícios gerados por essa ação não serão um fruto apenas dessa gestão, mas feitos que serão definitivos para o turismo no Estado daqui em diante” concluiu a secretária, que na oportunidade falou aos presentes que no dia 28 de setembro será o lançamento do projeto na cidade de Cruzeiro do Sul, dia do aniversário do município. O Inventário da Oferta Turística na capital conta com o apoio da prefeitura de Rio Branco, Ufac, Funtac e Instituto Dom Moacyr.

http://www.agencia.ac.gov.br

By TurismoMT

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: