Governo quer Plano de Ordenamento para Nobres

Foto: Divulgação

A Secretaria de Estado das Cidades (Secid) quer elaborar um Plano de Ordenamento Turístico para o município de Nobres (distante 145 km de Cuiabá), um dos melhores lugares do país para a prática de ecoturismo e turismo de aventura. O município é cercado de belezas naturais, como a famosa gruta da Lagoa Azul, cachoeiras exuberantes, cavernas, grutas, sítios arqueológicos e rios de águas cristalinas, perfeitos para fazer mergulho e flutuação em meio a dourados, piraputangas, piaus, entre outras espécies de peixes da região.

Todas essas belezas têm atraído cada vez mais visitantes de várias regiões do Brasil e do exterior, que querem conhecer de perto uma natureza selvagem e quase intocável. “O Governo do Estado tem R$ 100 milhões para investir nesta região, que é fantástica. Queremos fazer um trabalho em parceria com aqueles que moram no local. As belezas naturais existem, o turista quer conhecer, mas precisamos organizar todo esse processo para que tenhamos um desenvolvimento turístico sustentável”, destaca o secretário de Estado das Cidades, Nico Baracat que fez uma visita aos pontos turísticos do Distrito de Bom Jardim (60 km de Nobres), região que abriga cerca de 70% das belezas naturais do município.

O secretário foi acompanhado da secretária-adjunta de Planejamento Urbano e Gestão Metropolitana da Secid, Rita Chiletto, o coordenador do Programa de Desenvolvimento do Turismo (Prodetur) em Mato Grosso, Reinaldo Vaz Guimarães, o vereador de Nobres, Silvestre Campos, e o arquiteto e urbanista da Vertrag Planejamento (de Curitiba-PR), Luís Henrique Fragomeni, empresa venceu a licitação para a elaboração do Plano Diretor da Região Metropolitana e mais nove municípios da Baixada Cuiabana.

“Fiquei surpreso com o empreendedorismo das pessoas que estão investindo na região. O fato de o governo estar preocupado em dar as diretrizes para o crescimento de um turismo sustentável é importantíssimo, pois mostra o interesse em preservar um patrimônio como este”, destaca Fragomeni.

O Distrito de Bom Jardim tem hoje oito pousadas com lotação, em média, de 50%. Há um projeto para a construção de um centro de convenções para mil pessoas, com o objetivo de atrair eventos voltados para o turismo. A pavimentação das MTs 241 e 351, que vão ligar Nobres a Cuiabá, irá trazer não apenas infraestrutura para a região, mas também melhorar o acesso e aumentar o número de visitantes. “Essa proposta do governo em fazer um plano de ordenamento turístico para a região é excelente. É fundamental para o município de Nobres ter crescimento sustentável, pois queremos que os visitantes venham até aqui, mas que a natureza seja preservada”, ressalta Silvestre Campos.

Atualmente duas empresas fazem estudos na região: a Séculos Tour, que foi contratada pela Sedtur para mapear, diagnosticar e formatar o setor turístico do município e a Ecossistem, que está fazendo um Plano de Manejo da gruta da Lagoa Azul, que atualmente está interditada para visitação. A Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat) também faz pesquisas onde analisa o impacto turístico nos principais rios da região. “O mais belo nós já temos, que é essa natureza exuberante, agora temos que ordenar tudo isso, para que o belo seja apreciado, desfrutado, porém preservado”, pondera Rita Chiletto.

O que visitar?

1- Capela São José

2- Caverna Duto do Quebó

O Rio impressiona pela total escuridão exibindo um cenário raro e misterioso à medida que se percorre os aproximados 400 metros de sua extensão. Uma luz no fundo do túnel faz apressar para a parte externa da caverna, porém ao se aproximar da chegada depara-se com uma enorme imagem de um monstro estacionado na porta servindo de guardião da caverna. O visitante fica indeciso se vai ao encontro do monstro ou se volta para a escuridão do duto. Impressionante é o barulho da água ao encontro da rocha imitando um som arrepiante pelo efeito do eco. Ao sair do ambiente o visitante sente uma mistura de satisfação e alívio.

3- Corredeira dos Nobres

4- Rio Estivado

Rio Estivado, a 10 km do Parque Estadual da Lagoa Azul, é margem da rodovia MT-241. A água, como em todo lugar por ali, é cristalina e repleta de peixes – piraputangas, lambaris e piaus – que nadam bem à vontade entre os turistas.

5- Gruta da Cerquinha

6- Gruta do Salobra

7- Gruta da Lagoa Azul

A Gruta da Lagoa Azul, localizada no Parque Estadual da Lagoa Azul, agraciada com formações geológicas impressionantes e um exuberante lago azul, habitando por bagres cegos, pitus, cascudos, lambaris e outros. Para os olhos mais apurados, dizem que é possível perceber que a lagoa tem o formato de mapa do Brasil, além de uma imagem de Nossa Senhora em meio aos paredões. Devido à depredação que o lugar sofreu na década passada, é proibido entrar na água.

8- Mergulho
Nobres é uma cidade privilegiada para o mergulho. A cidade oferece vários pontos para a prática desse esporte. Alguns deles são: Salobão, Buracão, Gruta do Pai João, Lagoa Preta e Lagoa Misteriosa.

9- Morro do Solteiro

A principal atração do Morro do Solteiro é a Caverna São José. Tem esse nome graças as estalactites e estalagmites que formam uma imagem de São José. É realmente impressionante.

10- Sítios Arqueológicos

São dois os sítios arqueológicos na região de Nobres: da Fazenda Santa Luzia e da Fazenda Sonho Dourado.

11- Tombador

A Cachoeira do Tombador é uma queda de 70 metros localizada na região da Serra Caixa Furada, a apenas 5 km da cidade de Nobres. Em volta da cachoeira existe um caminho de pedras feito pelos bandeirantes que desbravaram o norte do Mato Grosso.

12- Trilhas

Como em toda região do Cerrado, Nobres também não é diferente e oferece aos turistas, que gostam de interagir com a natureza típica dessa região, várias opções de trilhas: Bananal, Tombador I e II, Vai Quem Qué, Santa Rita e Nascente do Salobra.

Caminho das pedras

Siga pela rodovia que dá acesso a Usina de Manso até o início da estrada de chão, onde inicia a MT-351. Vá até o Distrito de Bom Jardim, onde existem pousadas agradáveis e dezenas de locais belíssimos para se conhecer. Depois siga viagem até Nobres e desfrute do que a cidade tem para oferecer. Outra opção é procurar uma agência de viagem em Cuiabá e comprar um pacote completo, que inclui traslado, pousada e passeios.

http://www.circuitomt.com.br

By TurismoMT

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: