Ministério do Turismo vai escolher destinos-modelo

As cidades que formam o Circuito Turístico Religioso de São Paulo esperam que Aparecida seja selecionada como um dos cinco municípios para se beneficiarem da promoção

 

São Paulo – As cidades que formam o Circuito Turístico Religioso de São Paulo esperam que Aparecida seja selecionada como um dos cinco municípios brasileiros a serem promovidos pelo Ministério do Turismo (MTUR) como destinos-modelo de turismo religioso no país.

A chamada pública do projeto Turismo Religioso: Experiências do Brasil prevê a estruturação e qualificação da oferta turística dos cinco destinos eleitos. Será formado um comitê gestor local e encomendado um diagnóstico da oferta municipal de turismo religioso. Também estão previstas a criação de um roteiro turístico oficial para o município, que será publicado no Catálogo de Turismo Religioso Brasileiro, impresso em três idiomas (português, inglês e italiano).

A Santuário Nacional de Nossa Senhora Aparecida recebe 10 milhões de vistantes por ano, para visitar a Basílica de Nossa Senhora. “Com a criação do circuito, nossa intenção foi transformar esse visitante em turista, ampliando o período de permanência na região”, explica João Gilberto de Oliveira, gestor da Associação dos Guias do Circuito Turístico Religioso (AGCTUR). A estimativa é de que cerca de 2 milhões dos romeiros visitem também Guaratinguetá, Lorena e Cachoeira Paulista.

Estamos aguardando o anúncio de Lorena como mais uma cidade do Circuito”, informa a guia Ângela Cristina Martins Vezzaro de Paula. “O desafio da AGCTUR, em parceria com o Sebrae, é treinar os guias, qualificar os meios de hospedagem e sensibilizar a população para receber bem o turista religioso e estimulá-lo a conhecer as demais cidades”, completa.

Destino-modelo

Para participar do edital que selecionará cinco destinos religiosos, os interessados devem pertencer a uma das 276 Regiões Turísticas do Programa de Regionalização do Turismo – Roteiros do Brasil do Ministério do Turismo. As inscrições podem ser feitas até 19 de agosto. A intenção do MTur é escolher um destino que represente cada macrorregião brasileira.

Mais de 370 municípios brasileiros desenvolvem atividades turísticas relacionadas à religião, quase metade deles com calendários de eventos fixados. São 327 atrativos católicos, 96 evangélicos e 34 para religiões afrodescendentes.

A iniciativa fortalece o segmento no Brasil a partir do desenvolvimento e gestão da oferta de produtos do turismo religioso de forma integrada, organizada e sustentável”, informou o ministro do Turismo, Pedro Novais. Participaram da palestra sobre o Turismo Religioso os secretários Nacional de Políticas de Turismo, Isabel Mesquita, e Nacional de Programas de Desenvolvimento do Turismo, Colbert Martins.

O edital com as regras para a participação e o formulário de inscrição já estão disponíveis na internet, no portal do Ministério do Turismo: www.turismo.gov.br. O parceiro do MTur nesta ação é o Instituto Cultural e Educacional do Paraguaçu (INCEP). Os resultados da chamada serão publicados a partir de 19 de setembro de 2011. 

Eduardo Ritschel, Agência Sebrae de Notícias

http://www.administradores.com.br/

By TurismoMT

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: