IPEA apresenta estudos sobre EMPREGABILIDADE do Turismo

Estudo também mostra quais as cidades que mais empregam no turismo. Capitais da região Nordeste tem posição de destaque

Números pesquisados em todo o país, um balanço sobre as sete atividades características do Turismo e que representam 2,8% das ocupações formais no Brasil.  Os dados do IPEA mostram que houve um crescimento de 34% entre os anos de 2003 a 2009, quando o Turismo representava 914 mil empregos com carteira assinada.

Roberto Zamboni, técnico do Instituto de Pesquisas Econômicas Aplicadas mostrou em palestra no Núcleo do Conhecimento do Salão do Turismo,  que foram pesquisadas hospedagem, agências de viagem, transportes (aéreo, terrestre e outras modalidades), alimentação, auxiliar de transportes, aluguel de veiculos, além de cultura e lazer.

“O estudo faz um filtro, separando, no âmbito das ACTs, aquelas voltadas para atendimento ao turista. Se fossem consideradas as ACTs que atendem também aos residentes, os números seriam maiores”, explicou.

 No perfil dos empregados em agências de viagem, por exemplo, o estudo mostra que 67,5% tem nível de escolaridade segundo grau ou superior incompleto. Os que têm curso superior completo recebem salários médios de R$ 1.500, os maiores da categoria.

As cidades que mais empregam nas áreas de  hospedagem e agências são, pela ordem, São Paulo, Rio de Janeiro, Salvador, Belo Horizonte, Brasília, Natal e Fortaleza.

AE

http://www.brasilturis.com.br/

By TurismoMT

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: