Estudo mapeia empreendimentos e atrativos turísticos, no oeste do Paraná

Empreendimentos privados e locais públicos que podem atrair o turismo regional estão sendo mapeados em 11 cidades do oeste paranaense. Os municípios fazem parte da Região Turística Riquezas do Oeste, definida em 2008 em uma das reuniões de planejamento do Programa de Regionalização do Turismo – Roteiros do Brasil, uma parceria entre o Ministério do Turismo (Mtur), Sebrae/PR e Secretaria de Estado do Turismo (SETU).

De acordo com a consultora do Sebrae/PR, Kellen Cristiane de Oliveira, a região Riquezas do Oeste é formada por 30 municípios sendo que 11 deles já estão integrados ao Projeto Turismo na Região Riquezas do Oeste. A proposta, iniciativa do Sebrae/PR, SETU, Agência de Desenvolvimento do Turismo do Oeste (Adeturoeste), Associação dos Municípios do Oeste do Paraná (AMOP) e entidades locais como prefeituras, associações empresariais, entidades de classe e empreendedores, tem comoobjetivo aprimorar os potenciais turísticos dos municípios.

“No final do ano passado, apresentamos o Projeto aos municípios pertencentes à Região Riquezas do Oeste e 11 deles aderiram a proposta de aprimoramento do turismo. Neste ano, cada município listou seus atrativos e esses passaram a ser visitados pelo Sebrae/PR. As visitas, previstas para terminar ainda em julho, têm como objetivo diagnosticar cada empreendimento, a fim de mapear o turismo na região e possibilitar a elaboração dos primeiros roteiros turísticos integrados entre os municípios”, explica a consultora do Sebrae/PR.

A região Riquezas do Oeste, complementa Kellen Oliveira, tem potencial para o turismo regional, ou seja, para atrair visitantes de cidades vizinhas, a cerca de 200 quilômetros do entorno. “Algumas cidades têm potencial para receber turistas de todo o Estado e outras, até, de todo o Brasil. Entretanto, na maioria, o turismo está estruturado para receber visitantes da própria região e o Projeto irá trabalhar destinos integrados, nos quais, num mesmo pacote turístico, as pessoas possam conhecer cidades e atrativos diferentes que tenham um mesmo perfil de roteiro, como turismo rural, religioso ou de eventos.”

Para Mariza Hirt Vozniak, presidente da Adeturoeste, o momento de realização do diagnóstico nos atrativos turísticos da região é de suma importância para garantir qualidade aos roteiros, que serão sugeridos nos próximos meses. “Depois de mapeados, os empreendimentos deixarão de serem simples atrativos para virarem produtos turísticos, uma vez que lhes serão sugeridas melhorias na infraestrutura e qualidade dos serviços e produtos destinados ao turismo”, assinala.

Além da qualificação, destaca Mariza Vozniak, os atrativos que pretendem fazer parte das rotas turísticas do Riquezas do Oeste precisam estar equiparados em todos os municípios. “Para um restaurante integrar o roteiro gastronômico, por exemplo, será preciso ter um diferencial, que chamamos de atrativo, prestar um bom serviço ao turista e fazer parte de um local que ofereça estrutura e conforto ao visitante”, classifica.

Na segunda quinzena de junho, a Adeturoeste foi reconhecida oficialmente como a instância de governança regional da Região Riquezas do Oeste, por meio de documento oficial da SETU, entregue à entidade durante o Festival de Turismo das Cataratas, em Foz do Iguaçu.

Cascavel, Corbélia, Maripá, Matelândia, Nova Aurora, Nova Santa Rosa, Palotina, Santa Tereza do Oeste, Serranópolis do Iguaçu, Toledo, Vera Cruz do Oeste são os municípios que receberão, em breve, um retorno do Sebrae/PR, com o diagnóstico dos atrativos e empreendimentos visitados. A cadeia produtiva do turismo na Região Riquezas do Oeste é formada por meios de hospedagem, alimentação turística, agências, transportadoras turísticas, entretenimento e lazer, além da produção associada ao turismo como artesãos e produtores rurais.

http://www.paranashop.com.br/

By TurismoMT

 
 
Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: