Forró Caju volta a ser destaque em rede nacional

O repórter da Rede Globo Maurício Kubrusly veio a Aracaju com a missão de transmitir ao vivo para o Fantástico um pouco da beleza do Forró Caju e do clima junino da capital

A música animada, a culinária, as cores e a alegria do povo formam o grande cenário do Forró Caju. Esses e outros elementos particulares da cultura sergipana fazem com que a nossa festa já seja reconhecida como um dos maiores eventos juninos do calendário nacional. Tudo isso chamou a atenção do repórter da Rede Globo Maurício Kubrusly na noite deste domingo, dia 26.

O jornalista, conhecido por percorrer o país mostrando as diversas faces e particularidades da cultura popular brasileira, veio a Aracaju com a missão de transmitir ao vivo para o Fantástico um pouco do Forró Caju e também da Marinete do Forró, ônibus estilo jardineira que leva turistas aos principais pontos da capital sergipana. O veículos, ornamentado com motivos juninos, sempre tem a bordo um trio pé-de-serra e um guia de turismo.

Encantado com a organização do evento e a animação do público, Kubrusly ressaltou a admiração que sente pelos elementos da cultura nordestina. O carnaval e o São João são minhas pautas preferidas quando o assunto é cobertura dos festejos populares. Sou fã da animação do povo, da alegria que vejo nos olhos das pessoas quando elas estão mostrando sua própria cultura, esteja ela na música, na dança, nas vestimentas ou em outros elementos igualmente importantes, disse Kubrusly.

Para ele, são eventos como o Forró Caju que ajudam a manter as raízes culturais de um povo. Sou fissurado pelo Nordeste, acho um pedaço maravilhoso do Brasil. E sempre que venho para essa região, volto cada vez mais encantado com as tradições e a cultura desse povo, embora ainda tenha o sonho de conhecer muitos outros festejos particulares daqui, afirmou o repórter.

Marinete do Forró

Grande parte da reportagem exibida ao vivo no programa Fantástico, da Rede Globo, foi filmada dentro da Marinete do Forró. Três casais de quadrilheiros, animados pelo trio de Robertinho dos Oito Baixos, se encarregavam de anunciar o ritmo e a alegria forrozeira. De dentro da jardineira, as cores e a culinária junina foram destacadas pelo repórter Maurício Kubrusly.

De acordo com a diretora de eventos da Fundação Municipal de Cultura, Turismo e Esporte (Funcaju), o olhar da produção do Fantástico esteve voltado, sobretudo, à Marinete do Forró. Foi o que chamou a atenção da Rede Globo quando eles entraram em contato conosco. A Marinete é o nosso carro-chefe na divulgação do Forró Caju para o país inteiro, disse Tanit.

Conhecido nacionalmente pelo seu talento com a sanfona na mão e a animação transmitida em suas apresentações, Robertinho dos Oito Baixos ressaltou em rede nacional seu prazer em fazer parte dessa grande festa. Quando fazemos o que amamos, as pessoas sentem nosso prazer em estar aqui. E é importante que isso seja mostrado nacionalmente, para que todos vejam o quanto valorizamos a nossa própria cultura. Há 11 anos transmitimos a nossa alegria e assim conhecemos pessoas do país inteiro, afirmou Robertinho, acompanhado pelo triangueiro Nivaldo e pelo zabumbeiro Val.

Bastidores

Apesar da vasta experiência em fazer reportagens nos diversos cantos do país, o jornalista do Fantástico fez questão de ressaltar as manifestações que mais chamam sua atenção: as que são feitas e festejadas pelo próprio povo. O que me encanta não é a coreografia ensaiada ou o evento previsto. Gosto da naturalidade do povo, da apresentação espontânea. E é isso o que vejo bastante no Nordeste, principalmente na época do São João, disse o repórter.

E para mostrar em rede nacional os principais elementos da cultura junina em Sergipe e do Forró Caju em especial, o repórter contou com a colaboração da imprensa local e dos organizadores da festa. Eu viajo sozinho, a minha equipe sou eu mesmo. Então, assim que chego no local da reportagem, o pessoal da emissora afiliada me dá todo o suporte necessário, desde informações sobre a festa até o próprio trabalho de produção, revelou Kubrusly.

Para garantir que a reportagem fosse exibida sem imprevistos, uma equipe de cerca de 30 pessoas trabalhou na preparação do link durante todo o domingo. Além do pessoal da técnica e engenharia da TV Sergipe, afiliada da Globo no estado, jornalistas, incluindo o próprio Kubrusly, também estiveram mais cedo na praça dos mercados municipais para conhecer o espaço e se certificar de que tudo estaria pronto antes de o programa ir ao ar.

http://www.faxaju.com.br/

By TurismoMT

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: