Apresentação folclórica faz parte da programação da Temporada de Praia de Luciara

22ª FESTEC -Festival Esportivo, Turístico e Cultural do Araguaia

O Bumba Meu Boi é uma das manifestações culturais mais ricas do folclore brasileiro. Em Luciara a brincadeira começou da década de 60 durante o período de povoamento do município, através dos moradores que vieram do nordeste do Brasil. Na cidade essa manifestação popular incorporou elementos regionais que influenciaram o vestuário do grupo, a cantiga e até mesmo o nome do Boi, que tradicionalmente se chama Araguaia.

O grupo é formado por adolescentes e jovens na idade escolar. Tradicionalmente as apresentações acontecem durante o mês de junho. Mas o grupo também se apresenta em eventos na cidade e em outros lugares do estado. E em 2011, o grupo folclórico será uma das atrações do FESTEC – Festival Esportivo, Turístico e Cultural do Araguaia. A apresentação acontecerá no dia 10 julho, antes do show nacional do grupo Forro Boys. Para o coordenador do projeto, Eduardo Dorta, o Boi representa mais do que uma simples apresentação. “O Boi representa a cultura viva da nossa cidade, e através dos jovens essa história, esse conhecimento vai continuar”, acrescentou.

O Festival de Praia já está na sua 22° edição e representa o maior evento turístico cultural do município.  O FESTEC é realizado pela prefeitura municipal e tem o apoio da Sedtur e da secretaria de Cultura do Estado. A festa começa no dia 08 e vai até o dia 30 de julho. Neste ano durante o evento vai acontecer o show da dupla Ana Julia e Gabriel, no dia 16. Outro show confirmando é a da dupla sertaneja Carlos e Jader, no dia 22 de julho, sexta-feira. E no dia 28, no último final de semana da Temporada, o trio Chaparral é atração da festa. Para o prefeito municipal, Parrassú de Freitas, PMDB, o Festival é oportunidade de apresentar o potencial turístico de Luciara. “Não estamos medindo esforços para oferecer uma boa festa aos munícipes e visitantes” afirmou.

A estrutura do FESTEC é montada na praia que surge quando as águas do Araguaia baixam e em Luciara o privilegio é que a praia fica defronte o Cais da cidade. Lá é o montado o palco, as barracas de palha que servem bebidas, comidas típicas, além das barracas de artesanato indígena e regional. Durante a Temporada o visitante pode conhecer outras atrações turísticas, como o Lago dos Veados, e Lago Jatobá, próprio para pesca esportiva e camping. A cidade oferece uma rede de hotéis e pousadas, além de área para camping.

Mais informações podem ser obtidas através na secretaria de Turismo pelo telefone 66 3528-1189 ou pelo e-mail:prefeituradeluciara@hotmail.com.

A brincadeira

A festa do Bumba Meu Boi é uma espécie de ópera popular. O boi é a principal figura da representação. A história se desenvolve em torno de um rico fazendeiro que tem um boi muito bonito. Esse boi é roubado por Nego Chico, trabalhador da fazenda, para satisfazer a sua mulher Catirina, que está grávida e sente desejo de comer a língua do animal. O fazendeiro manda os vaqueiros e os índios procurarem o boi. Quando o encontram, ele está doente, e os pajés são chamados para curá-lo. Depois de muitas tentativas, o boi finalmente é curado, e o fazendeiro, ao saber do motivo do roubo, perdoa Pai Chico e Catirina, encerrando a representação com uma grande festa. 

Escrito por: Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Luciara

enviado por: Rizza Matos
comguariroba.blogspot.com

By TurismoMT

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: