Neste domingo tem Cavalhada em Poconé

A tradição da Cavalhada acontece neste domingo (19), em Poconé (113m de Cuiabá). A festa é em homenagem ao Glorioso São Benedito e tem início com levantamento do mastro, missa, procissão, leilão, baile e iluminação com apresentação da Dança dos Mascarados.

A porta de entrada do pantanal mato-grossense vai estar em festa e se veste com as cores vermelho e azul para a Cavalhada, um dos maiores eventos culturais do Estado de Mato Grosso. 

O evento será realizado na pista oficial localizada no Clube Cidade Rosa, que torna-se um grande campo de batalha.

A encenação é iniciada com o exército Cristão atacando um castelo, que é incendiado em seguida, o resgate da rainha que havia sido raptada pelo exército Mouro. Esta passagem menciona a guerra de Tróia, a partir do momento em que Menelau recupera Helena, sua esposa e rainha de Esparta, que estava em poder de Páris filho de Príamo, rei de Tróia. Homens e mulheres que representam uma tradição que ocorre há vários anos sendo praticada desde a origem de Poconé.

Por um longo período a Cavalhada ficou apenas na lembrança dos poconeanos mais antigos, e sendo resgatada no ano de 1992. Todos os anos o espetáculo ao ar livre atrai centenas de turistas não só do estado e de outros mais sim turistas de diversos países.

História 

A Cavalhada de Poconé é uma festividade de origem portuguesa e chegou a Mato Grosso em 1769, em comemoração à chegada de Luiz Pinto de Souza Coutinho, capitão general e terceiro governador da capital de Mato Grosso, fixando-se no município pantaneiro de Poconé. A manifestação se ausentou do cenário cultural mato-grossense por 35 anos (de 56 a 90), mas retornou em 1991 com muito pique. E dessa forma, a Cavalhada, palco de torneios medievais acirrados em arenas europeias, ganhou destaque na tradição e cultura mato-grossense.

Regina Botelho – Da Redação

http://www.circuitomt.com.br

By TurismoMT

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: