Sedtur realiza Caminhada na Natureza no Coxipó do Ouro

Caminhada da Natureza em Alta Floresta reuniu mais de mil participantes

A comunidade do Coxípó do Ouro será o cenário da 5º Caminhada na Natureza – Circuito dos Tropeiros, que acontece neste domingo (19), com concentração a partir das 7h30, na Vila de mesmo nome da localidade. Na sua quinta edição de 2011 a caminhada é uma iniciativa do Governo do Estado, através da Secretaria de Estado de Desenvolvimento do Turismo (Sedtur) e tem a parceria com a Prefeitura de Cuiabá.

O evento atrai muitas pessoas que buscam uma proximidade maior com o meio ambiente. O turismo ecológico, também conhecido como ecoturismo, é um atrativo na região, que a cada dia tem mais interesse pelas caminhadas ecológicas. Durante o trajeto, os participantes vão contemplar as belezas naturais do rio Coxipó, cascatas, pontos turísticos como o Arraial dos Freitas e históricos como o memorial da primeira missa realizada em Cuiabá.

De acordo com Elizethe Castilho, técnica da Sedtur responsável pela organização das caminhadas, o evento é democrático, pois qualquer pessoa pode participar. Além disso, ela agrega atividade física, estimula a divulgação do turismo rural e tem o papel fundamental no processo de conscientização na preservação ambiental e da prática do turismo sustentável.

A secretária de Turismo, Teté Bezerra explicou ainda que as Caminhadas na Natureza são realizadas pelo Governo do Estado em parceria com as prefeituras municipais, onde tende a estimular o contato com a natureza e servem para que os participantes possam conhecer os pontos históricos e atrativos turísticos do local.

 “As caminhadas são marchas populares em circuitos balizados dentro do ambiente natural com percurso de aproximadamente 10 quilômetros. Temos participantes de todo o mundo que vem a Mato Grosso participar das nossas caminhadas. É um evento que está sendo desenvolvido e estimulado em vários países”, comentou a secretária, lembrando que a Caminhada da Natureza foi idealizada pela Anda Brasil, que é filiada a Federação Internacional de Esportes Populares.

A Sedtur vai realizar 67 Caminhadas na Natureza em todo o Estado. Até o momento já foram realizadas em nove municípios, sendo que em Alta Floresta e Rondonópolis mais de mil pessoas participaram das caminhadas.

Anda Brasil

O projeto Anda Brasil faz parte da Federação Internacional de Esportes Populares, sediada na França, entidade não-governamental que conta com a participação de 39 países integrando ao todo 16 milhões de caminhantes em todo o mundo.

Criado em 2006, a Anda Brasil é uma ONG que reúne 106 circuitos pelo país que vão desde Parintins (AM) até a região de Três Léguas, em Caxias do Sul (RS), ao todo já são mais de doze mil caminhantes em todo o Brasil. A entidade promove os circuitos de turismo rural com a prática de Caminhadas na Natureza e outros esportes não competitivos que facilitem a inclusão social do homem do campo como, por exemplo, os agricultores familiares, através da prática esportiva onde estes podem comercializar seus produtos.

A Confederação Brasileira de Esportes Populares é responsável pelo credenciamento, organização e promoção dos circuitos de Caminhadas na Natureza nas cinco regiões do Brasil.

http://www.sedtur.mt.gov.br

By TurismoMT

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: