Jaciara e suas cavernas maravilhosas

A cidade de Jaciara, a 145 km de Cuiabá,   está localizada na calha do Rio São Lourenço, entre a capital Cuiabá e a cidade de Rondonópolis. Com a proximidade das férias o município pode ser uma boa opção. Isso porque possui diversos atrativos naturais, propícios para a prática de esportes de aventura, como rios, cachoeiras, cânions e cavernas.

O nome da cidade tem origem na lenda da Índia Jaciara, Senhora da Lua, no texto Vitória Régia, de Humberto Campos. A caverna que Chora: Possui diversas galerias e salões de arenito e é habitada por morcegos e insetos, no último salão da caverna existe uma pequena cachoeira, com águas que caem do teto e forma uma espécie de banheira natural, apelidada de Cachoeira do Amor.

 Por se tratar de propriedade particular, é cobrada uma taxa para manutenção das trilhas que levam até as cavernas. As cachoeiras dos Hippies e dos Bambus formam corredeiras e piscinas naturais e podem ser acessadas através da Rodovia BR-364, cerca de nove quilômetros da cidade e é interligada por uma trilha.

A cachoeira da Mulata está em uma propriedade particular a 15 quilômetros do centro da cidade, em uma fazenda, e propicia ao visitante a prática de rapel, pelos 25 metros de queda d’água da cachoeira. Para visitar o local, é necessário pagar ingresso aos proprietários.

A cidade também abriga o Parque Cachoeira da Fumaça. Esse Parque fica em uma propriedade particular que fica a 12 quilômetros da cidade e nele é possível fazer um rafting de aproximadamente duas horas até a Cachoeira da Fumaça, que possui uma queda de 30 metros e é propícia para a prática de rapel. No local também existem piscinas naturais, corredeiras e cânions. Também está em propriedade particular sendo, portanto, necessário pagar ingresso para os proprietários.

O rio Tenente Amaral localizado na região, possui 2,5 km de corredeiras de nível I ao nível IV, como as corredeiras do Rebojão, a Tamburelo e o Salto do Bambu, com a maior e a mais emocionante queda d’água. Esse rio proporciona a prática de rafting com duração aproximada de duas horas, o passeio passa por diversas corredeiras e algumas cachoeiras que caem nas margens do rio.

Na temporada de Esportes Radicais, que acontece entre julho e agosto. Durante os fins de semana, na segunda quinzena de julho e primeira quinzena de agosto, o evento reúne competições de diversos esportes de aventura, inclusive com etapas regionais de off-road, canoagem e motocross. O evento é realizado pela Prefeitura, através da Secretaria Municipal de Indústria, Comércio e Turismo.

http://www.circuitomt.com.br

By TurismoMT

Anúncios

3 Respostas

  1. Matéria muito boa, apenas uma distração, a distância entre Cuiabá e Jaciara é de 130 km no caminho mais curto.

    • Obrigado pela observação Fabiano! Como referência (o Guia Quatro Rodas) coloquei a distância e de 145 Km pelo melhor caminho! Um grande abraço!

  2. essa caverna fica em Jaciara mesmo?
    em que lugar?
    gostaria de conhecer esse lugar maravilhoso.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: