Gloria Guevara visita o Brasil para promover o turismo do México

Gloria estreita relacionamento com trade

A Ministra de Turismo do México, Gloria Guevara Manzo, esteve em São Paulo esta semana em visita oficial acompanhada do Diretor geral adjunto do CPTM – Conselho de Promoção Turística do México, Rodolfo López-Negrete, e autoridades das secretarias estaduais de turismo do México.

Em dois dias, ela reuniu-se com empresários e representantes do setor do turismo em São Paulo (SP) para promover o setor de Turismo do México e estreitar relacionamento com o trade brasileiro. Na ocasião a Ministra, aproveitou para reforçar que o México quer subir 10ª posição do ranking dos países que mais recebem turistas no mundo para figurar entre os cinco mais visitados.

Em 2009, o destino recebeu 21,5 milhões de turistas. No ano passado houve um incremento de 4,4%, com 22,4 milhões de viajantes. Os brasileiros tiveram um salto representativo neste mesmo período: 73%. Em 2010 foram 117.659 turistas do Brasil ante 68.219 de 2009. Também em 2010, o Brasil ficou em 9º lugar no ranking mundial de emissores de turistas para o México.

De acordo com a ministra, o país vive um momento de exaltação do turismo. O Presidente Felipe Calderón declarou o ano de 2011 como o “Ano do Turismo no México”. Em fevereiro deste ano, foi firmado o Acordo Nacional pelo Turismo, no qual governo, empresários e sociedade devem atuar em conjunto para a promoção do país. O decreto procura alinhar todas as ações para converter o México em uma potência turística.

Um dos primeiros passos para facilitar o trânsito de passageiros do Brasil foi a dispensa do visto para viagens com até seis meses de duração. Desde o fim do ano passado é possível obter, por meio do SAESistema de Autorização Eletrônica, uma autorização válida por 30 dias para a entrada no país, que pode ser solicitada nos sites da Embaixada do México e dos consulados do Brasil. O sistema é gratuito e válido para as viagens de turismo e negócios nas companhias aéreas que já aderiram ao sistema (Aeroméxico, Taca e Copa Airlines).

Os lugares preferidos pelos brasileiros no México são Cancún, Cidade do México, Riviera Maya e Los Cabos. O CPTM quer ampliar o leque de destinos divulgando as “Rutas de México”, com roteiros como “A cultura do vinho e o aquário do Mundo”, “O Mistério e a Origem dos Mayas”,  “Tarahumaras milenários”, “A arte do tequila e a música sob o sol”, entre outras.

O México tem mais de três mil anos de história, é uma das nações com maior biodiversidade do mundo; ocupa o primeiro lugar em reservas arqueológicas com mais de 30 mil sítios e tem mais de 110 mil monumentos históricos. Vale ressaltar que o México é o sexto país com maior número de declarações de Patrimônio da Humanidade, inclusive sua gastronomia, e ocupa o primeiro lugar em SPA´s e é o segundo destino no turismo de luxo.

http://www.revistahoteis.com.br/

By TurismoMT

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: