Conheça Campina Grande, lugar do maior São João do mundo

Nada de quadrilhas de escola ou quermesses em clubes fechados.

Em Campina Grande, na Paraíba, a Festa de São João é comemorada à moda antiga, na rua, e a céu aberto. A festa reúne milhares de turistas durante 30 dias ininterruptos para mais de mil horas de música.

Campina Grande é o principal destino entre os amantes do forró nesta época do ano e a expectativa para 2011 é que 2 milhões de pessoas passem pela cidade. Entre os paulistanos, o público é composto principalmente de migrantes nordestinos que visitam a região para reviver a festa.

Casamento junino de verdade

Adriana Magalhães é uma visitante típica de Campina Grande. Além de morar em João Pessoa, sua família surgiu em uma festa junina. Não que ela tenha sido fruto de um amor junino, mas porque o próprio casamento de Adriana foi no local. “Sempre gostamos muito de festa junina, então optamos por uma festa típica”, explica.

Amante declarada das comemorações, ela esteve na cidade em 2006 junto com sua família e destaca como é bom o clima na região. Mesmo estando com os filhos, ela conseguiu curtir bastante. “Fomos passar as férias na Paraíba e decidimos visitar a festa. É um clima bem agradável. Participamos da abertura durante o show da Elba Ramalho, mas ficamos apenas no início, pois estávamos com as crianças e não teria como dançar. Mesmo assim o Arthur [filho de Adriana] se divertiu com uma amiguinha que arrumou por lá”, conta.

Para este ano, a comemoração conta novamente com a presença de Elba Ramalho, no dia 23 de junho, além de grandes nomes da música nordestina como Dominguinhos, no dia 18, e Zé Ramalho, no dia 30.

A dica dada por Adriana para quem vai com a família é chegar pela manhã para conseguir aproveitar as atrações. “É tudo muito cheio. O ideal é chegar cedo porque mais tarde fica impossível”, alerta. Por ter ido sozinha e de carro, Adriana também avisa que o ideal é ficar em algum hotel ou pousada próxima à festa. “Fizemos tudo a pé. Para ir de carro é muito difícil estacionar”.

Opções para visitar a cidade

Para quem não conhece muito a região, a opção é ir com uma agência de viagens que irá disponibilizar um guia durante todo o passeio. ”Ao chegar à cidade, é feita uma visita panorâmica apresentando as principais atrações como o centro de artesanato local, a Vila de São João e o Parque do Povo”, explica o gerente de produtos para a Paraíba da CVC Turismo, Rildo Albuquerque da Silva.

No Parque do Povo é onde se concentram as atrações da festa de São João com a apresentação de quadrilhas tradicionais e casamentos coletivos no dia do santo casamenteiro, Santo Antônio. São 42 mil m² onde ficam três dos dez pontos de diversão de Campina Grande – dois arraiais onde se apresentarão 160 quadrilhas, a Pirâmide Jackson do Pandeiro (onde acontecem os shows) e o Centro de Cultura Popular, com apresentação de artistas locais.

A festa, que promete ser o maior São João do Mundo, se encerra no dia 3 de julho com um show pirotécnico de mais de 15 minutos e 1,5 toneladas de fogos de artifício.

Cleyton Vilarino

http://www.band.com.br/

By TurismoMT

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: