Unemat e Sedtur apresentam proposta de Circuito de Praias

Municípios banhados pelo Rio Araguaia devem ter um Circuito Turístico das Praias. Esta é a proposta apresentada nesta semana pelo Curso de Turismo da Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat) a pedido da Secretaria de Desenvolvimento do Turismo (Sedtur/MT) para os gestores municipais de Barra do Garças, Cocalinho, São Félix do Araguaia, Luciara e Santa Terezinha.

O evento de apresentação ocorreu no dia 31 de maio no auditório da Prefeitura de Barra do Garças e contou com a presença do reitor da Unemat, Adriano Silva, da secretária de Estado de Desenvolvimento do Turismo, Teté Bezerra, do deputado estadual Baiano Filho, além de prefeitos e secretários municipais de turismo.

Na oportunidade, os professores do curso de Turismo da Unemat destacaram a importância de um projeto que pudesse articular uma integração entre os municípios que já realizam o festival de praia, mas com ações que contribuam para a ampliação e melhoria do sistema receptivo dos municípios envolvidos. Outra vantagem que o projeto propiciará é a diversificação das atividades, a padronização de condutas e a divulgação das manifestações populares regionais visando o melhor atendimento dos turistas e a melhoria da qualidade de vida da população local.

A secretária Teté Bezerra destacou no evento a importância que os municípios têm ao apresentar as peculiaridades para que o projeto Circuito Turístico das Praias atenda às expectativas dos municípios e possa de fato fomentar e induzir a atividade turística de forma sustentável. Segundo ela, a apresentação da proposta é justamente ouvir os municípios e fazer os ajustes necessários.

Já na temporada de praia, que começa em julho, algumas das ações propostas já serão implementadas, além disso, cada município indicou representantes para dialogar juntamente com a Unemat e a Sedtur como serão as atividades a serem desenvolvidas e executadas a partir de 2012.

Teté Bezerra enfatizou a vantagem de trabalhar com a Unemat, lembrando que para desenvolver um projeto como o que foi apresentado seria necessário contratar uma empresa de fora. “Mas, a Unemat tem pessoal qualificado e está preparada para ajudar o Estado. Por isso já estamos trabalhando juntos, além desta ação aqui no Araguaia, também com outros projetos em outras regiões de Mato Grosso”, disse a secretária.

O reitor Adriano Silva, também assinalou o conhecimento e a força intelectual que a Unemat dispõe e que está à serviço do desenvolvimento estadual, não só no que diz respeito ao Turismo, mas também em várias outras áreas de conhecimento.

O coordenador do Curso de Turismo da Unemat, professor Alex Sandro Barbosa, destaca a importância de integrar ações de Estado, garantindo maior visibilidade para o curso e mostrando as qualidades e potencialidades da instituição.

Os parlamentares presentes também ressaltaram a importância da parceria entre a Universidade e a Sedtur com propostas que vão melhorar e incentivar o turismo na região do Araguaia, valorizando as belezas naturais que é melhor explorada pelo Estado de Goiás do que pelo municípios matogrossenses.

http://www.odocumento.com.br/

By TurismoMT

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: