Agricultura Familiar de Mato Grosso conquista espaço no Salão do Turismo

As cooperativas Agropecuária Mista Terranova Ltda (Coopernova) e a de Pescadores e Artesãos de Pai André Bonsucesso (Coorimbatá) representarão as potencialidades Mato Grosso por meio da agricultura familiar durante a sexta edição do Salão do TurismoRoteiros do Brasil que será realizado de 13 a 17 de julho, no Anhembi, em São Paulo.

Promovido pelo Governo Federal por meio do Ministério do Turismo, o evento apresenta o turismo brasileiro para quem deseja viajar ou fechar bons negócios. Os visitantes podem conhecer os roteiros turísticos das 27 unidades da Federação e adquirir pacotes e produtos/serviços turísticos para visitá-los nas suas próximas viagens.

Podem ainda ver e comprar o artesanato, os produtos da agricultura familiar e a gastronomia típica, além de assistir a manifestações artísticas de diversas regiões do País. O público pode também assistir a debates e palestras e ainda conhecer casos de sucesso, trabalhos científicos e projetos relacionados ao turismo.

O secretário adjunto de Desenvolvimento Regional da Secretaria de Desenvolvimento Rural e Agricultura Familiar (Sedraf), Renaldo Loffi, conta que a forma de seleção foi alterada, passou de edital para chamada pública. Muitas associações e cooperativas de Mato Grosso não foram selecionadas por não preencherem os requisitos e documentos necessários. “As cooperativas Coorimbatá e Coopernova vão representar bem o Estado mostrando a qualidade da agricultura familiar e a organização dos produtores”, reforçou.

A coordenadora do Turismo Rural da Sedraf, Manuela Luzardo, vai acompanhar de perto o trabalho das cooperativas selecionadas para participarem da Feira. Manuela acredita que esta é uma grande oportunidade para o Estado ganhar visibilidade. “Os olhos do mundo estarão voltados para o Salão do Turismo, como seremos sub-sede da Copa do Mundo esta é a nossa chance de propagar as riquezas de Mato Grosso”, destaca.

A Coorimbatá fundada em 1997, que atualmente conta com 36 associados, participará pela segunda vez do Salão do Turismo. O diretor Operacional, Nicolau Priante Filho tem um trabalho voltado para a agricultura familiar, pesquisa e ações sociais. “Estamos preparando para levar banana e mandioca fritas com vários sabores de tempero, além de banana e mandioca em palha, ao todo serão cerca de mil quilos”.

A Coopernova fundada há 23 anos e com 2.480 associados vai participar pela primeira vez. De acordo com o presidente Daniel Robson Silva revela que vai expor produtos derivados do leite, queijos de diversas variedades, castanha do caju e polpa de frutas. “Estamos na expectativa. Para nós, tudo é novo. Bom para agregar valor aos produtos, pois 98% é da agricultura familiar”, destaca.

NOVIDADE

Pela primeira vez, o evento será realizado em julho, coincidindo com o período das férias, oportunidade para que mais pessoas possam conhecer os produtos turísticos de todo o Brasil. O Salão do Turismo é uma estratégia de mobilização, promoção e comercialização dos roteiros turísticos desenvolvidos a partir das diretrizes do Programa de Regionalização do Turismo – Roteiros do Brasil.

ESTRUTURA

O Salão está dividido em diversos módulos de atividades: Feira de Roteiros Turísticos, Área de Comercialização (onde o visitante pode comprar sua viagem), Vitrine Brasil (artesanato, moda, jóias, produtos da agricultura familiar, manifestações artísticas e gastronomia), Núcleo de Conhecimento, Rodada de Negócios (encontros pré-agendados entre os agentes de comercialização do produto turístico brasileiro), Missões PromocionaisCaravana Brasil (visitas técnicas de agentes de turismo/operadores) e Missões Promocionais – Press Trip (visitas técnicas de profissionais de imprensa nacional e internacional).

http://www.odocumento.com.br

By TurismoMT

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: