Sedtur cadastra 136 empresas ligadas ao turismo

A Secretaria de Estado de Desenvolvimento do Turismo (Sedtur) cadastrou até o mês de abril aproximadamente 136 empresas no programa Cadastur – Cadastro de Prestadores de Serviços Turísticos do Ministério do Turismo (MTur).

 No ano passado o cadastro aumentou 60,48% em comparação ao ano de 2009. Isso significa que em 2010 foram feitos 658 novos cadastros de empresas e profissionais da área do turismo, enquanto que em 2009 foram 410.

De acordo com a Lei Geral do Turismo, 11.771/2008, regulamentada em dezembro de 2010, o cadastro no Ministério do Turismo é obrigatório para os meios de hospedagem, organizadoras de eventos, agências de turismo, parques temáticos, acampamentos turísticos e guias de turismo.

 Opcionalmente, o cadastro pode ser feito também por bacharéis em turismo, centros de convenções, parques aquáticos, estruturas de apoio ao turismo náutico, casas de espetáculo, prestadoras de serviços de infraestrutura para eventos, locadoras de veículos para turistas, prestadoras especializadas em segmentos turísticos.

 De acordo com a secretária de Estado de Desenvolvimento do Turismo, Teté Bezerra, o cadastro traz benefícios para o prestador de serviços turísticos, pois demonstra a legalidade do empreendimento ou do profissional.

 “O Cadastur pode ser trabalhado ainda como estratégia de visibilidade, promoção e respeitabilidade no mercado turístico”, frisou a secretária.

Além de estar cumprindo a legislação vigente, as empresas com o cadastro atualizado no MTur, têm acesso ainda a outros benefícios, explicou o coordenador de Serviços Turísticos – Cadastur da Sedtur, Odenil do Carmo (Chindão). 

 “O cadastro possibilita a divulgação e promoção gratuitas em ações desenvolvidas pelo órgão federal, participação em feiras, eventos segmentados, além de acesso a linhas de financiamentos e programas promocionais do Estado e da União”, destacou o coordenador.

Técnicos da Sedtur já começaram a percorrer o Estado atualizando o cadastro dos operados de turismo. Nos dias 23 a 27 de maio, os técnicos da secretaria estarão no município de Cáceres cadastrando as empresas e profissionais que trabalham com turismo na região.

CADASTUR

Podem se cadastrar gratuitamente prestadores de serviços turísticos das seguintes atividades: Agências de viagens, Meios de Hospedagem, transportadoras turísticas, Organizadoras de eventos, Parques Temáticos, Guias de Turismo e bacharéis em turismo.  O cadastro pode ser feito durante a ação no município ou na sede da Secretaria de Desenvolvimento do Turismo, em Cuiabá.

 O Cadastur divulga quem são os prestadores de serviços turísticos habilitados a trabalhar nos mais diversos destinos turísticos brasileiros e a consulta do mercado turístico brasileiro pode ser feita pelo site www.cadastur.turismo.gov.br.

Informações sobre o Cadastur podem ser obtidas pelos telefones da Sedtur (65) 3613-9331/ ou 3613-9334 ou ainda pelo e-mailmtur@sedtur.mt.gov.br   

Fonte: Assessoria Sedtur /MT

By TurismoMT

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: