Curvelândia realiza neste fim de semana a festa do Queijo

A população curvelandense já está preparada para produzir o maior queijo de Minas frescal do mundo. A nona edição da Festa do Queijo de Curvelândia (310 km da Capital), será realizada a partir de sexta-feira (20.05) e termina no domingo (22.05). O evento promovido pela prefeitura vai contar com várias atrações. A festa faz parte do calendário oficial de eventos de Mato Grosso.

O prefeito Lair Ferreira destacou que a festa é preparada com muita antecedência. Mais de 45 dias antes do evento são feitas inúmeras reuniões e separadas as tarefas de cada um. “Essa organização garante o sucesso da festa que atrai pessoas de todo país. Só no ano passado recebemos mais de 30 mil pessoas. Esta festa é conhecida no mundo inteiro por causa do queijo de uma tonelada que é produzido pelos moradores, além disso, aproveitamos para fomentar o turismo na região e valorizar o trabalho do homem do campo”, revela o chefe do executivo.

A Festa do Queijo tem uma programação diversificada com atrações culturais e religiosas com shows gospel, bandas da região e nacional, feira de artesanato, tradicional cavalgada, além disso, contará com palestras de como produzir mais leite e com melhor qualidade. Durante a festa existe o campeonato do melhor queijo frescal, onde a população participa com tipos bem inusitados.

CURIOSIDADE

Este ano a previsão é utilizar nove mil litros de leite e produzir um queijo de uma tonelada. O queijo frescal de Curvelândia será produzido numa forma de 1,5m de diâmetro. Depois será levado para câmara fria e transportado para o local do evento onde é saboreado por toda população. Em 2008 técnicos do Ranking Brasil confirmaram que o queijo frescal produzido durante a festa é maior do mundo.

PRODUÇÃO E QUALIDADE

Garantir uma maior produção de leite de melhor qualidade é a maior preocupação do Governo do Estado, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Rural e Agricultura Familiar (Sedraf). O intuito é incrementar a renda do homem do campo. O coordenador do grupo gestor da cadeia produtiva do leite do programa MT Regional, da Sedraf, Carlos Guilherme Dorilêo Leite, revela que esteve na região recentemente participando da escolha das Unidades de Tecnológicas Demonstrativas (U.TD´s) junto com a Unemat e a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa). “Será um marco em Mato Grosso, irá impulsionar ainda mais a cadeia produtiva do leite em Curvelândia e melhorar a vida dos produtores do município, já que a grande maioria vive da agricultura familiar”, revela Dorilêo.

O secretário de Desenvolvimento Rural e Agricultura Familiar, José Domingos, ressalta que o município de Curvelândia que tem 11 anos de fundação e uma população estimada em cinco mil habitantes recebeu três resfriadores, uma farinheira e uma fábrica de ração que ajudaram a impulsionar a produção local. “A região é tradicionalmente leiteira. O Governo tem um olhar especial em prol do fortalecimento do segmento no Estado. Esta festa tradicional é uma prova que o trabalho realizado está dando certo e que com certeza se fortalece a cada ano”, comemora o secretário que aproveita para parabenizar a tradicional Festa do Queijo.

http://www.odocumento.com.br/

By TurismoMT

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: