Secretário de MG apresenta política pública do Turismo

Agostinho Patrus Filho, secretário de Turismo de Minas Gerais, apresentou o plano de Política Pública do Turismo estadual e as principais ações da Setur nos primeiros quatro meses de 2011, na manhã desta terça-feira (17), no 13º Encontro de Presidentes e Gestores dos Circuitos Turísticos de Minas Gerais, realizado em Belo Horizonte.

Durante o encontro, o secretário destacou a importância do trabalho realizado nos municípios. “Nosso objetivo é continuar levando melhores condições para as cidades mineiras para termos uma gestão participativa e democrática”, disse. Patrus Filho salientou ainda que as novas atribuições dadas à Setur pela Lei Delegada, publicada em janeiro deste ano, facilitam um trabalho integrado entre as pastas do Governo de Minas Gerais. “Agora teremos mais parcerias para a execução das ações, que serão realizadas com outras secretarias”. O secretário citou como exemplo de ação integrada o programa “Minas São Muitas”, realizado em conjunto entre a Secretaria de Estado de Turismo e de Cultura. Vamos buscar mais articulação para que o público que está em Belo Horizonte para os eventos culturais possa também conhecer as belezas do patrimônio histórico e os nossos atrativos turísticos, destacou. O secretário salientou ainda que o Espaço Minas Gerais, em São Paulo será uma grande vitrine de promoção da cultura mineira.

Também durante a reunião, o secretário lembrou que esse ano, em uma iniciativa inédita no Brasil, o governo do Estado fez repasses diretos aos municípios para aplicação na atividade turística através do ICMS Turístico. “Minas Gerais vem trabalhando na descentralização de ações. Nosso foco agora é trabalhar para que o recurso seja utilizado com qualidade, gerando benefício à população e aos turistas que viajam por Minas Gerais”, concluiu. Copa 2014 – Durante a programação do encontro, o secretário Extraordinário da Copa do Mundo, Sérgio Barroso, destacou a importância da interiorização do evento. Segundo ele, a ação de Minas vai muito além das cidades escolhidas como centro de treinamento de seleção, CTS ou ‘base camps’, onde as equipes treinam cerca de vinte dias antes do campeonato. “Teremos muita festa em praça pública em dia de jogo, as chamadas ‘public view áreas’, vamos valorizar os produtos mineiros, os roteiros turísticos já existentes como as cidades históricas e os parques ecológicos e também vamos investir na capacitação, porque o legado cultural é tão relevante quanto o legado de obras e infraestrutura”.

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By TurismoMT

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