Secitec terá estande em Feira Internacional de Intercâmbio

No espaço destinado a Superintendência de Desenvolvimento Científico, Tecnológico e Inovação serão expostos os equipamentos que integram o programa ‘Circuito da Ciência’  

A Secretaria Estadual de Ciência e Tecnologia (Secitec), órgão responsável por capacitar a força de trabalho e de impulsionar a tecnologia e a ciência no Estado, vai participar da Feira Internacional de Intercâmbio: Educação, Cultura e Turismo (Feinter), que será realizada pela primeira vez em Mato Grosso de amanhã (12) até sábado (14).

No estande destinado a Superintendência de Desenvolvimento Científico, Tecnológico e Inovação (SDCTI) da Secitec serão expostos aos visitantes os equipamentos que integram o programa “Circuito da Ciência”. De acordo com a superintendente da SDCTI, Bernadete Ribeiro, aqueles que passarem pelo estande da Secitec terão a oportunidade de conhecer o Gyrotec (simula a falta de gravidade que o astronauta encontra no espaço por meio de três anéis concêntricos conectados perpendicularmente), o Gerador de Van der Graaf (máquina eletrostática que produz tensões elevadas necessárias em aceleradores de partículas) e a Mala Rebelde (demonstração do funcionamento de um giroscópio). “Vamos expor também a Bicicleta Geradora de energia manual (transformação de energia mecânica em elétrica), a Bicicleta Geradora de energia tipo passeio (ao ser pedalada, aciona um gerador de corrente contínua), o Planetário Móvel e ainda o Telescópio”, acrescenta Bernadete Ribeiro.

No estande da Secitec haverá ainda a participação do estudioso em Astronomia, Eduardo Baldaci de Lima, que irá abordar sobre o Planetário Móvel, que proporciona durante 30 minutos viagens espaciais aos principais planetas, constelações e cometas. Para utilizar os equipamentos, os visitantes da 1ª Feinter contarão com o auxílio de monitores. Ao todo, serão expostos sete equipamentos que fazem parte do acervo da Secitec.

 Segundo o secretário de Ciência e Tecnologia, Eliene Lima, a participação em eventos educacionais é mais uma ferramenta que a Secitec vem utilizando para a popularizar a ciência. “A população em geral e os estudantes da capital do interior terão a oportunidade de conhecer de perto sobre a cultura científica e terão ainda a chance de aprender brincando”, ressalta Eliene Lima.

A abertura da Feira, que é organizada pelos dirigentes da Agecopa, em parceria com a Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) e a Secretaria de Estado de Educação (Seduc), será às 18hs, no campus da UFMT.

Fonte: Secitec

By TurismoMT

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: