Sedtur e Cemat discutem rebaixamento da fiação elétrica de Cuiabá

 Em reunião com o vice-presidente das Centrais Elétricas Mato-grossenses S.A. – Cemat, Antônio Carlos Fernandes, nesta quarta-feira (04.05), a secretária de Estado de Desenvolvimento do Turismo (Sedtur), Teté Bezerra, conseguiu a parceria da empresa para elaboração do projeto básico de rebaixamento de toda a instalação elétrica aérea do Centro Histórico de Cuiabá por instalação subterrânea. 

Na prática, segundo a secretária Teté Bezerra, o Centro Histórico de Cuiabá vai ganhar um novo visual sem os postes carregados de fios e transformadores de energia. “O rebaixamento dos fios é um projeto arrojado que vai estimular os proprietários dos imóveis residenciais e comerciais a recuperarem suas fachadas. Além disso, vai consolidar o Centro Histórico como um dos principais pontos turísticos de Mato Grosso”, declarou a secretária. 

O vice-presidente da Cemat informou que vai contratar uma empresa, indicado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), para elaborar o projeto. “A Cemat não vai se furtar em ser parceira, tendo em vista que esse projeto tem um grande alcance social e histórico para Cuiabá”. 

Com o projeto básico, que deve ser elaborado em um prazo máximo de seis meses, o Governo do Estado, em parceira com a Prefeitura de Cuiabá e o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), vai encaminhá-lo ao Governo Federal para inclusão no Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) das Cidades Históricas.  Com relação ao valor do projeto e da execução das obras de rebaixamento da rede elétrica, a informação premiliar do Iphan é que orçamento total será de aproximadamente R$ 25 milhões.  

Participaram também da reunião, a secretária de Turismo de Cuiabá, Tania Bartelli, o superintendente do Iphan, Cláudio Conte, e o assessor da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano de Cuiabá (SMDU), Alexandre Sobrinho.

Fonte: ANA KARLA COSTA – ASSESSORIA/SEDTUR MT

http://www.sedtur.mt.gov.br/

By TurismoMT

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: