Segmento registra expansão de 5% no primeiro trimestre

Negócios, feriados e clima de Copa aqueceram demanda no início de 2011

Momento é considerado positivo, seja pelas perspectivas econômicas, seja pela mobilização em prol da Copa do Mundo.

A expectativa de realização da Copa 2014 em Cuiabá, o maior número de eventos e o cenário econômico favorável – com reflexo direto no desempenho do agronegócio – refletiram positivamente sobre a taxa de ocupação hoteleira de Mato Grosso. O Sindicato dos Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares do Estado aponta crescimento de 5% no primeiro trimestre do ano, em relação a igual período do ano passado.

O presidente da entidade, Luís Carlos Nigro, atribui o bom desempenho do segmento ao grande número de eventos nacionais realizados em Cuiabá e o “clima de Copa” que já começa a tomar conta da cidade. “Estamos vivendo um momento muito positivo e acreditamos que este cenário se manterá nos próximos anos”, frisou Nigro.

Segundo empresários do setor, o turismo de negócio realmente disparou nos primeiros três meses do ano e já inicia o segundo trimestre em alta, com a grande procura de pacotes nas pousadas no último feriarão.

“O turismo de lazer tem um efeito multiplicador muito grande sobre a economia, gerando consumo nos locais que oferecem boas opções neste período”, lembra Nigro. Um dos setores a serem beneficiados é o de hotelaria/alimentos. Além disso, existe ainda o fato da descentralização do consumo, com a migração dos gastos para os hotéis-pousadas e balneários. “Muitas pessoas deixam de consumir em Cuiabá para fazê-lo em regiões turísticas e nas pousadas, por exemplo, movimentando a economia desses estabelecimentos”, numa referência ao observado durante o feriadão da Páscoa.

O SHBRS/MT não tem estimativas sobre o montante de dinheiro que circula em períodos como os de feriados prolongados, mas Nigro afirma que o valor é expressivo. “Períodos como este último feriadão sempre fomentam o turismo de lazer e melhoraram o desempenho deste segmento, que já responde por uma parcela significativa do faturamento do setor hoteleiro como um todo”, afirma Nigro.

MARCONDES MACIEL

http://www.diariodecuiaba.com.br/

By TurismoMT

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: