Paratur apresenta ações para qualificação do turismo cultural no Pará

O presidente da Companhia Paraense de Turismo (Paratur), Adenauer Góes, apresenta na manhã desta quinta-feira, dia 28, a palestra “O Patrimônio Cultural na Atividade Turística”. A apresentação faz parte da programação oficial do 3º Encontro Nacional das Cidades Históricas e Turísticas, que será aberto às 9hs da manhã no auditório Albano Franco da Federação das Indústrias do Estado do Pará (FIEPA) e segue até sábado, em Belém.

O evento reúne em Belém prefeitos, secretários de turismo, técnicos, planejadores e outros profissionais da área, oriundos das 65 cidades brasileiras contempladas pelo Ministério do Turismo através do programa 65 Destinos Indutores do Turismo.  

O 3º Encontro Nacional das Cidades Históricas e Turísticas, realizado pelo Ministério do Turismo, com apoio da Paratur, Belemtur e outros parceiros. Visa debates e troca de experiências voltadas para o incremento do desenvolvimento sustentável, a partir do turismo, nas cidades com patrimônio histórico.

Durante a palestra, das 10h às 12h,  Adenauer Góes vai mostrar, por exemplo, que a  cultura é um dos principais insumos na formatação de produtos turísticos, especialmente em cidades históricas e que o Pará tem inúmeras opções nesse segmento. Para ele, “o patrimônio cultural deve ser trabalhado em conjunto com órgãos ligados à cultura nas esferas federal, estadual e municipal e que a  meta é melhorar a qualidade de vida da população local”. Destaca Adenauer.

Entre as ações da Paratur visando incrementar o turismo por meio do patrimônio cultural estão a divulgação do  patrimônio cultural dos 06 Pólos Turísticos do Pará, seja em material promocional destinado a participantes de feiras e eventos turísticos nacionais e internacionais, seja,  com o apoio de parceiros, disponibilizar espaço para que os artesões exponham seus trabalhos nesses eventos.

A Paratur também garante, a partir do Calendário Anual  de Eventos dos Municípios Paraenses, a visibilidade a esses produtos de origem patrimonial e cultural, como o Círio, Sairé, Marujada, Festival de Carimbó, entre outros, somando quase 90% dos eventos do Pará com esse foco, chegando a 14 municípios patrocinados por ano.

A Paratur também apoia iniciativas como o centenário da Assembléia de Deus, que terá culminância em junho deste ano em Belém, o Círio de Nazaré, roteiros quilombolas em vários pólos e ainda  Roteiros Geo-Turísticos, projeto de extensão da Faculdade de Geografia e  Cartografia  da UFPA, realizado por meio de caminhadas pelo bairro da Cidade Velha, destacando-se elementos da arquitetura, cultura, história e geografia e despertando a sociedade e os turistas para a valorização e preservação do patrimônio, para o qual a Paratur oferece apoio técnico, na preparação e realização dos roteiros, e colaboração na divulgação e segurança.

Integram a mesa de abertura do 3º Encontro Nacional das Cidades Históricas e Turísticas, às 9h, na Fiepa, Bel Mesquita, secretária Nacional de Políticas de Turismo do MTUR, Maria Dorotéa de Lima, superintendente do IPHAM-Pará, Adenauer Góes, presidente da Paratur, Duciomar Costa, prefeito de Belém, Wady Khayat, coordenador da Belemtur, Carlos Amilcar de Sales Pereira, presidente FUMBEL, Wilson Schuber, presidente do SEBRAE Pará e José Conrado Azevedo Santos, presidente da FIEPA, além de representante da Associação Brasileira das Cidades Históricas e Turísticas.

Até sábado a programação segue com palestras, mesa redonda e city tour, tenho Belém como cenário principal da programação que tem participantes de todo o Brasil. 

Local: Auditório da Fiepa
Endereço: Av. Quintino Bocaiúva, 1588 – Nazaré (entre as Avenidas Braz de Aguiar e Nazaré)
Contatos: Benigna Soares -Ascom Paratur (91) 8842-8129

 TEXTO: BENIGNA SOARES – ASCOM PARATUR 

http://www.agenciapara.com.br/

By TurismoMT

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: