Turismo de Aventura é destaque no Mato Grosso do Sul

Oito empresas do estado conquistam a certificação de seus Sistemas de Gestão da Segurança.

O Brasil saiu na frente na qualificação do Ecoturismo e do Turismo de Aventura. Em um processo inédito no mundo inteiro, empresas destes segmentos participaram de diversas ações com o objetivo de implementarem o Sistema de Gestão da Segurança (SGS) em conformidade com a Norma Técnica da ABNT NBR 15331. As empresas estão passando por auditorias e até o momento 62 já receberam o certificado – oito delas só no estado do Mato Grosso do Sul.

No destino Bonito são sete empresas Certificadas: Abismo Anhumas, Barra do Sucuri, Boca da Onça, Buraco das Araras, Estância Mimosa, Hotel Cabanas e Rio da Prata. No Pantanal, a única empresa é a Fazenda San Francisco Pousada e Passeios. Consumidores e empresas saem ganhando com a iniciativa e podem contar com segmentos mais fortes e qualificados.

Carolina Coelho, turismóloga e diretora de turismo da Fazenda San Francisco, comenta que a iniciativa é um marco no Ecoturismo e no Turismo de Aventura do Brasil. “O processo é longo e trabalhoso e o resultado, fantástico – torna o empreendimento mais seguro para o cliente e para a própria empresa. Também cria processos de melhoria contínua que refletem em todos os outros setores e qualifica a mão de obra local, valorizando-a. O selo do INMETRO será uma referência para os visitantes que procuram lazer, aventura e segurança”, analisa.

Entenda melhor – As ações de qualificação tiveram início em 2006, por meio do Programa Aventura Segura, desenvolvido pelo Ministério do Turismo em parceria com o Sebrae Nacional e executado pela ABETAAssociação Brasileiras das Empresas de Ecoturismo e Turismo de Aventura. Centenas de empresas destes segmentos participaram de seminários, cursos, além de receber visitas e oficinas técnicas. O intuito era orientá-las na implementação do Sistema de Gestão da Segurança em conformidade com a NBR 15331.

Um dos modos de apresentar aos clientes a eficácia deste processo é a certificação. A partir de uma auditoria – realizada por um organismo certificador autorizado pelo Inmetro – as empresas têm seus Sistemas de Gestão da Segurança avaliados e, se estiverem de acordo com a Norma Técnica, recebem o certificado. Há também um prazo para que empreendimentos auditados possam corrigir não-conformidades, caso elas sejam encontradas.

Ao todo 137 empresas de todas as regiões do Brasil receberam as auditorias, sendo que até o momento 120 empresas já foram avaliadas e 62 delas já possuem seus SGS certificados.

Fonte: Fazenda São Francisco

http://www.portalbonito.com.br/

By TurismoMT

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: