Pantanal será cenário para Caravana de Turismo e Aventura

Turismo, aventura, consciência ambiental e esporte: essa é a mistura proposta pela Caravana Binacional Pantaneira 2011, prevista para acontecer pela primeira vez no Brasil em outubro.

Os diretores da Caravana da Bolívia, realizadores do evento há 14 anos, fizeram o projeto da Primeira Caravana Binacional Pantaneira 2011 que conta com a parceira Adriana Merjann e o diretor da Trip Tur (Santa Catarina), Carlos Adalberto Faria.

Caravana Binacional Pantaneira

Segundo a diretora-presidente da Fundação de Turismo de Mato Grosso do Sul, Nilde Brun, a proposta do esporte é convidar quadriciclistas e motociclistas a se embrenharem na cultura sul-mato-grossense, resgatando a história dos tradicionais peões pantaneiros nas suas jornadas com o gado, levando e trazendo boiadas, por este imenso Pantanal, trazendo ao conhecimento de todos os métodos utilizados pelos peões para se locomover, atravessando rios, corixos, vazantes e áreas alagadas, agregando costumes, música e alimentação típica da região.

Essa ideia surgiu em 1997, na Bolívia, com o nome de Caravana Andino-Amazônica e contou com a participação de oito aventureiros praticantes do motociclismo de duas e quatro rodas, que tinham como objetivo resgatar as belezas turísticas localizadas em lugares distantes e de difícil acesso em território boliviano. O roteiro chamou a atenção e, no ano seguinte, já havia 60 quadriciclistas e motociclistas bolivianos e estrangeiros participando. Destacava-se entre eles um jornalista, editor da revista “4 Wheel ATV Action” e autor de outras reportagens nacionais.

A participação da imprensa tornou o evento um sucesso internacional, levando os organizadores a criar uma logística profissional, com itens como: alimentação, hospedagem, abastecimento dos veículos, comunicação via satélite, atendimento médico e segurança para todos os participantes.

A primeira Caravana de Turismo e Aventura brasileira, denominada Binacional Pantaneira, acontecerá em outubro de 2011 e já vem com a assinatura e experiência dos empresários da Caravana Andino-Amazônica, da Bolívia, realizadora desse evento há 14 anos e contará com participantes de várias nacionalidades.

O itinerário escolhido para a internacionalização da Caravana é a histórica travessia do Pantanal sul-mato-grossense conhecida como “Comitiva”, meio pelo qual os peões pantaneiros retiravam o gado das propriedades rurais alagadas pelas enchentes que, anualmente, invadem este território.

O ponto de partida da Caravana Binacional Pantaneira 2011 – Comitiva Pantaneira será a cidade de Corumbá/MS, fronteira com a Bolívia, seguindo então pelo local chamado Lampião Aceso, Estrada Parque, Porto da Manga, Curva do Leque, Passo do Lontra, Nabileque e, saindo das áreas alagadas do Pantanal, seguirá rumo aos caminhos radicais das morrarias e chapadas da Serra de Maracaju, passando pela Aldeia Bodoquena, Bonito e Aquidauana, sempre seguindo por estradas vicinais e trechos radicais, selecionados pela equipe de logística da Caravana. A reta de chegada será a cidade de Campo Grande.

Essa rota terá como moldura a natureza e a fauna pantaneira, enriquecida por atrações culturais, pousadas tipicamente pantaneiras, culinária regional, apresentações de violeiros, trovadores e poetas, revivendo as noites de pouso das comitivas.

Para maiores informações acesse o site www.caravan-atv.com.br/

http://www.correiodoestado.com.br/

By TurismoMT

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: