Superar desafios e computar vitórias

 Muitas são as oportunidades e também os desafios em relação à Copa do Mundo 2014, razão pela qual diversos setores da sociedade concentram seus esforços para não ficar de fora das fases que antecedem, e que também podem ter desdobramentos após o macroacontecimento do futebol. Há, entretanto, os que estão de olho no lance de forma mais estratégica e que entram em campo mais cedo, com a convicção de fazerem as melhores jogadas para suas conquistas.

Nesta semana o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac) mostrou seu esquema tático através do lançamento de seu Programa Nacional de Educação Profissional Senac na Copa e de videoconferência transmitida em tempo real, via 300 pontos fixos de recepção espalhadas por todo país.

Para se ter a dimensão do que representa o esquema tático, vale informar que em nível nacional a instituição está oferecendo um milhão de oportunidades, tanto para quem busca capacitar-se profissionalmente, quanto para os empresários que precisam formar seus melhores times. Isso se consolidará via vários cursos, nas áreas mais demandadas, em virtude da realização da Copa do Mundo no Brasil. Que além de megaevento se constitui num celeiro grandioso para quem quer otimizar seus negócios e vencer profissionalmente.

Em Mato Grosso, a realização do evento do Senac, que contou principalmente com a presença de formadores de opinião, que integram o trade turístico e autoridades que diretamente participam da gestão estratégica da Copa do Mundo, foi fundamental para se dar passes perfeitos, visando colocar a bola na rede estrategicamente.

Os participantes não perderam um único lance da transmissão, ouvindo inclusive diretamente do ministro do Turismo, Pedro Novais, que a sua pasta tem diversos programas focados na melhoria da mão de obra para o atendimento de cerca de oito milhões de turistas, entre nacionais e estrangeiros que estarão movimentando o setor em todo o país, a exemplo do projeto “Bem receber Copa”. É interessante se falar em bem receber. Os que estão na linha de frente desta função, que é o cartão de visita, devem obrigatoriamente estar bem preparados, treinados tecnicamente, para que a gente não receba uma espécie de cartão vermelho.

No caso, quem atende nos aeroportos, nos hotéis, no transporte, nos restaurantes, devem estar de olho no lance e não perderem as oportunidades. Afinal, o ministro garante que terão atendimento especial para elevarem seus conhecimentos. Tenho percebido que os mato-grossenses estão ainda presos em seus discursos, na infra-estrutura da cidade quando o assunto é Copa do Mundo. Não digo que não estão certos, mas que deveriam também falar com mais ênfase também sobre outros aspectos que extrapolam esta questão. É preciso que na pauta do dia sejam colocados assuntos que referem-se a geração emprego, a distribuição de renda e a melhoria da visibilidade do nosso estado via atendimento de alta qualidade.

Não há como negar que tudo isso passa pela capacitação. Integrantes do trade turístico de Mato Grosso que representam setores a exemplo dos segmentos de hotéis, bares, restaurantes, agências de viagem e outros segmentos que têm ligação com o turismo parecem ter opinião unânime de que há gargalos para a contratação de mão de obra especializada, e que isso passa pela qualificação técnica. Certamente, quem tem know-how, a exemplo do Senac e de outras instituições do Sistema S, que são referências em educação profissional e também de estimulo a micro e pequenas empresas, marcarão gols.

Tenho convicção de que vamos superar desafios e computar muitas vitórias na Copa do Mundo de 2014. Que dentre as conquistas, tenhamos novos empreendedores e também novos profissionais comprometidos em vestirem verdadeiramente a camiseta do desenvolvimento brasileiro.

PEDRO NADAF

http://www.midianews.com.br/

By TurismoMT

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: